Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Qualidade de vida no trabalho em contexto pandémico – COVID-19: um estudo na Agência Nacional de Inovação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Projeto Aplicado de M-GEE - Telma Arsénio.pdf1.65 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um tema que acompanha cada vez mais a literatura científica das ciências do trabalho, uma vez que é este conceito que faz a ligação entre o próprio trabalho e a satisfação da vida das pessoas. A aplicação de modelos que avaliam a QVT permite qualificar e quantificar, tanto as condições da organização e do trabalho, como também a satisfação do trabalhador. Através desta avaliação é possível encontrar soluções ou modos para se atingir melhores resultados no trabalho. Este estudo tem como objetivo a aplicação de um dos modelos de avaliação de QVT em ambiente real, neste caso na Agência Nacional de Inovação (ANI), sendo que o objetivo geral deste estudo consiste em analisar como estão os níveis de satisfação dos indicadores de QVT na ANI no período da pandemia do COVID-19, nomeadamente através da análise dos fatores económicos, políticos, psicológicos e sociológicos da QVT na Agência Nacional de Inovação durante a pandemia do covid-19. A investigação realizada neste estudo, aborda quantitativamente e qualitativamente a análise da QVT na ANI, através de um questionário online realizado a todos os trabalhadores. Este questionário baseia-se no Modelo de Westley (1979), que identifica problemáticas causadas no ambiente de trabalho. Como conclusão deste estudo, verifica-se que existem vários indicadores que não se encontram satisfeitos no âmbito da QVT na ANI, tais como Equidade Salarial, Remuneração Adequada, Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Pessoal, Valorização do Cargo, e que, como tal, existe margem para a melhoria da satisfação dos mesmos. Adicionalmente, foi também identificado que a aplicação do modelo de Westley (1979) não foi suficiente para analisar exaustivamente a QVT na ANI, pelo que recomendasse aplicar também outros modelos para aprofundar a compreensão da QVT na ANI. Outra conclusão, uma vez que este estudo foi elaborado durante um período pandémico (COVID-19), do ponto de vista de análise comparativa, poderá ser interessante realizar um novo estudo num momento pós-pandemia para compreender se estes indicadores se alteraram.
The quality of work life (QWL) is a concept that is increasingly present in the literature on labor sciences, given that this concept links work itself and people's satisfaction in life. The application of models that assess QWL allows qualifying and quantifying both the organization and work conditions, as well as the worker's satisfaction. Through this assessment it is possible to find solutions or ways to achieve the best results at work. This study aims to apply one of the QWL assessment models in a real environment, in this case at the National Innovation Agency (ANI). The general objective of this study is to analyze the satisfaction levels of QWL indicators in ANI, within a period of the COVID-19 pandemic, namely analyzing economic, political, psychological, and sociological factors of QWL in the National Innovation Agency during the covid-19 pandemic. The investigation carried out in this study, through quantitative and qualitative approaches, analyses QWL at ANI, by means of an online questionnaire carried out to all workers. This questionnaire is based on the Westley Model (1979), which identifies problems caused in the work environment. As conclusion to the study, it is verified that there are several indicators that are not within the scope of QWL in ANI, such as Salary Equity, Adequate Remuneration, Professional Development, Personal Development, Valuing the Position, and that, as such, there is room for improvement in their satisfaction. Additionally, it was also identified that the application of Westley’s model (1979) was not sufficient to exhaustively analyze QWL at ANI. As such, applying other models to deepen the understanding of QWL in the ANI is recommended. Another conclusion, given that this study was drawn up during a pandemic period (COVID-19), is that it may be relevant to carry out a new study post-pandemic, to make a comparative analysis and better understand how these indicators may have changed.

Description

Keywords

Qualidade de vida no trabalho Gestão de pessoas Satisfação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License