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Atividade física e desenvolvimento motor em crianças do ensino pré-escolar de contextos e modelos educativos distintos

dc.contributor.advisorGomes, Ricardo Miguel Matias, 1981-
dc.contributor.advisorMendes, Rui Manuel Sousa, 1965-
dc.contributor.authorFortes, Pablo Miguel Cardoso Fernández
dc.date.accessioned2023-12-07T10:41:31Z
dc.date.available2023-12-07T10:41:31Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA prevalência de comportamentos sedentários e de inatividade física (InF) entre crianças e adolescentes tem implicações negativas para o seu desenvolvimento, saúde e bem-estar (Duque et al, 2015). A investigação na área do desenvolvimento motor (DM) na infância, através de estudos experimentais que quantificam os níveis de AF e Competência Motora (CM), tem recolhido dados em diversos contextos com o objetivo de identificar fatores que contribuam para a inversão desta tendência. Perante estes elementos, vários autores investigam no contexto escolar, fatores que possam contribuir para a redução deste défice (LaHuerta-Contell, 2011, Gomez-Gonzalez, 2020). Outras pesquisas têm explorado a aprendizagem em contexto natureza e a realização de atividades outdoor como uma alternativa curricular válida e com contributo positivo para o DM, através do modelo pedagógico Forest Kindergarten, em tradução livre, Escolas da Floresta (EdF) (Fjørtoft, 2001; Lovell, 2009; Dobrodinska, 2019; Dabaja,2021). Definimos como objetivos averiguar as seguintes questões: 1) Qual o efeito no desenvolvimento motor de crianças do pré-escolar de programa curricular predominantemente outdoor face ao programa de matriz indoor de cariz tradicional? 2) Quais os níveis de AF, em grupos de Ensino Pré-Escolar (EPE), de programas curriculares predominantemente outdoor face a programas de matriz indoor? O estudo envolveu uma amostra de 52 crianças (N=52) com idades entre os 3 e 5 anos, de dois grupos distintos. Um de EdF (n=19) e outro de JIT (n=33). Tendo em conta os objetivos apresentados foi definido o seguinte desenho experimental: 1) Aplicação das baterias de testes MCA - Motor Competence Assessment e MABC-2 - Movement Assessment Battery for Children (Segunda Edição), em dois momentos de teste diferentes (pré e pós-teste) com três meses de intervalo. 2) Registo dos níveis de AF dos alunos com recurso a (≤ 6 dias) durante o horário escolar. Ao nível do desenvolvimento motor, a comparação pré e pós-teste dentro dos grupos revelou uma progressão maior no grupo EdF do que no grupo JIT. A análise intergrupos mostrou diferenças estatisticamente significativas a favor do JIT (pré-teste), que não foram encontradas no pós-teste. Ao nível da AF, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas em todos os níveis de AF com exceção da AF vigorosa, sendo o grupo de JIT mais ativo do que o grupo EdF.pt_PT
dc.identifier.tid203416600pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48430
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEscola da Florestapt_PT
dc.subjectAtividade Físicapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Motorpt_PT
dc.subjectAcelerómetrospt_PT
dc.titleAtividade física e desenvolvimento motor em crianças do ensino pré-escolar de contextos e modelos educativos distintospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Jogo e Motricidade na Infânciapt_PT

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