Repository logo
 
Publication

O trabalho do tutor na aprendizagem clínica dos estudantes: recurso ao processo supervisivo

dc.contributor.authorSoares, Sérgio
dc.contributor.authorAbreu, Wilson
dc.contributor.authorCosta, Nilza
dc.date.accessioned2020-03-18T18:58:27Z
dc.date.available2020-03-18T18:58:27Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA investigação sobre supervisão e ensinos clínicos dos estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem tem vindo a realçar a centralidade do tutor. Häggman-Laitila et al. (2007) sugerem a sistematização do seu trabalho. A pesquisa é parte de outra mais abrangente que circunda a complexidade da formação dos estudantes de enfermagem em contexto clínico, sendo o focus de atenção a intervenção supervisiva do tutor. Os objetivos foram: analisar atividades de orientação dos estudantes; caraterizar expectativas em relação ao tutor; avaliar como as parcerias interferem no trabalho do tutor e identificar fatores contextuais que se interpõem com as funções do tutor. Recorremos à observação etnográfica em três contextos distintos durante seis meses: USF, UCP e unidade de cirurgia. Socorremo-nos de um grupo de peritos e à análise documental. As representações em relação às problemáticas apresentadas foram assentes através da análise de conteúdo temática. Os principais resultados situam-se nas seguintes dimensões: atividades cuidativas e formativas do tutor, expetativas dos atores sobre o trabalho do tutor, recurso a estratégias supervisivas (reflexão, observação, questionamento, comunicação e avaliação) e a avaliação do desempenho do tutor. As dificuldades manifestas no decurso da tutoria situam-se fundamentalmente em áreas com sentido para a Enfermagem (promoção do autocuidado, gestão do regime terapêutico, gestão de sinais e sintomas). Concluímos que o tutor evidencia uma preocupação com a relação entre pares e com a gestão de emoções. O acompanhamento do estudante é pouco sistematizado e colocase também em evidência a necessidade de uma avaliação consistente do tutor.pt_PT
dc.description.abstractThe research on supervision and clinical education of nursing degree students has been highlighting the central role of the tutor. Authors as Häggman-Laitila et al. (2007) suggest the systematization of this work. The research is part of a broader study that includes the complexity of the education of nursing students in clinical context, being the focus of attention the supervision intervention of the tutor. The goals hare: to analyze activities of students’ orientation; to characterize expectations in relation to the tutor; to evaluate as the partnerships intervene with the tutor’s work and identify contextual factors that interposes with the tutor work. The study is based on an ethnographical research in three distinct contexts during 6 months: USF, UCP and surgery ward and was used an expert group and documents analysis design. The scrutiny of the representations was made through the thematic analysis. The results are placed in the following dimensions: caring and education activities of the tutor, expectations of the actors on the tutor’s work, usage of supervisive strategies (reflection, questioning, communication and evaluation) and the assessment on tutor’s performance. The manifested difficulties in the continuous tutorship are placed basically in nursing relevant areas (self-care promotion, therapeutic regimen management, signs and symptoms management). We conclude that the tutor evidences a concern with the relation between peers and emotions management. The follow-up of the student is somewhat systematic and places in evidence the necessity of a consistent evaluation of the tutor.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-98443-6-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31780
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Enfermagem do Portopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.esenf.pt/fotos/editor2/i_d/publicacoes/978-989-98443-6-0.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTutorpt_PT
dc.subjectEnsino Clínicopt_PT
dc.subjectSupervisão Clínicapt_PT
dc.titleO trabalho do tutor na aprendizagem clínica dos estudantes: recurso ao processo supervisivopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage223pt_PT
oaire.citation.startPage216pt_PT
oaire.citation.titleII Congresso Internacional de Supervisão Clínica: Livro de Comunicações & Conferênciaspt_PT
person.familyNameAbreu
person.givenNameWilson
person.identifier.ciencia-id0313-F7A6-AE60
person.identifier.orcid0000-0002-0847-824X
person.identifier.scopus-author-id57191608626
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication2a9bfbb4-8930-4c6c-9ed5-21d856df4a1d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2a9bfbb4-8930-4c6c-9ed5-21d856df4a1d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2015_II congresso216-223.pdf
Size:
147.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: