Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Segurança, higiene e saúde do trabalho: uma medida de bem-estar organizacional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
JOSÉ LOPES.pdf2.31 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A segurança, higiene e saúde do trabalho assume um papel preponderante na gestão estratégica dos recursos humanos em qualquer organização, na medida em que, toda a atividade laboral comporta riscos. A análise, a gestão e o controlo dos riscos, associados ao ambiente de trabalho e as medidas de prevenção e proteção da saúde, constituem, hodiernamente, um direito do trabalhador, digno de tutela constitucional. Esta asserção exterioriza a necessidade da Polícia de Segurança Pública, enquanto uma das maiores e mais conceituadas organizações do país, empreender no sentido de serem concretizadas medidas efetivas de prevenção e proteção da saúde do seu efetivo, adotando a regulamentação imprescindível, tendente a promover a organização das atividades de SHST na Instituição. Esta investigação pretendeu analisar de que forma a implementação de um quadro jurídico e orgânico, em matéria de SHST, no contexto da PSP, poderia contribuir para a mitigação dos impactos dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais, conduzindo à melhoria da perceção do bem-estar dos profissionais de polícia. Com o intuito de identificar a perceção dos polícias, acerca da pertinência destes serviços na Instituição Policial, efetuamos uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, com recurso à realização de entrevistas em profundidade, dirigidas a entidades relevantes neste âmbito, e a uma amostra aleatória, cujos requisitos prévios de seleção, visaram garantir uma perspetiva multidimensional da problemática abordada. Concluímos, entre mais, que a adoção de medidas relativas à segurança, higiene e saúde na polícia, conduziria à perceção de que a organização se preocupava com os seus homens, apoiando-os sempre que necessário e de forma eficiente, potenciando o nível de confiança na instituição e o compromisso com a missão. A implementação de um sistema desta natureza iria contribuir para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais, evitando perdas e danos pessoais, familiares, sociais e profissionais, e por consequência, incitaria a melhorias significativas no clima organizacional.
La sécurité, l'hygiène et la santé au travail jouent un rôle prépondérant dans la gestion stratégique des ressources humaines de toute organisation, car toute activité professionelle comporte des risques. L'analyse, la gestion et le contrôle des risques liés à l'environnement du travail et les mesures de prévention et de protection de la santé sont désormais un droit des professionels, digne de protection constitutionnelle. Cette affirmation externalise le besoin de la Polícia de Segurança Pública, qui est l'une des organisations les plus importantes et les plus respectées du pays, de prendre des mesures efficaces pour prévenir et protéger la santé de son personnel, adoptant les règlements nécessaires, tendant à promouvoir l'organisation des activités SHST dans l'Institution. Cette recherche visait à analyser comment la mise en oeuvre d'un cadre légal et organique, en termes de SHST, dans le contexte du Polícia de Segurança Pública, pourrait contribuer à atténuer les impacts des accidents de travail et des maladies professionnelles, conduisant à l'amélioration de la perception du bien des professionnels de la police. Afin d'identifier la perception de la police quant à la pertinence de ces services dans l'institution policière, nous avons mené une recherche exploratoire de nature qualitative, avec des entretiens approfondis, adressés aux entités pertinentes de cette envergure et à un échantillon aléatoire, dont les pré-requis de sélection, visaient à garantir une perspective multidimensionnelle du problème abordé. Nous avons conclu, en outre, que l'adoption de mesures liées à la sécurité, l´hygiène et la santé dans la police donnerait l'impression que l'organisation se souciait de ses hommes, les soutenant chaque fois que nécessaire et de manière efficace, améliorant le niveau de confiance dans l'institution et l'engagement à la mission. La mise en place d'un tel système contribuerait à la prévention des accidents de travail et des maladies professionnelles en évitant les pertes et dommages personnels, familiaux, sociaux et professionnels et, par consequent, entraînerait des améliorations significatives du climat organisationnel.
Health, hygiene and safety at work take on a preponderant role in the strategic management of human resources of any organization, given that every line of work carries risks. Nowadays, the analysis, management and control of risks associated with the work environment, as well as prevention and health protection measures, are a right that assists all workers, and it is worthy of constitutional protection. This statement reflects the need of the Polícia de Segurança Pública, being one of the largest and most respected organizations in the country, to undertake effective measures to prevent and protect the health of its personnel, adopting the necessary regulations to promote the organization of HHSW activities inside the Institution. The aim of this investigation was to analyze how the implementation of a legal and organic framework on HHSW, in the Polícia de Segurança Pública context, could contribute to the mitigation of on-duty accidents and occupational diseases’ impacts, leading to the improvement of the perception of well-being by the police professionals. In order to identify the policemen’s perception on the relevance of these services inside the police institution, we performed an exploratory qualitative research, by conducting in-depth interviews, addressed to relevant entities in this matter, and to a random sample, whose previous requirements of selection aimed to ensure a multidimensional perspective of the problem addressed. We concluded, among other things, that the adoption of safety, hygiene and health related measures in the police force, would lead to the perception that the organization cares about its men, supporting them whenever necessary and in an efficient way, enhancing the trust level in the Institution and the commitment to the mission. The implementation of this system would contribute to the prevention of on duty accidents and occupational diseases, avoiding personal, family related, social and professional losses and damage, and consequently, would encourage to significant improvements in the organizational environment.

Description

Keywords

Polícia de Segurança Pública Segurança do Trabalho Medicina do Trabalho na Polícia Prevenção e Controlo de Riscos SHST Bem-Estar Organizacional.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License