Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.88 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O exercício da gestão e da liderança é sempre um desafio, muito mais quando estamos perante um contexto de crise económica como o que atualmente atravessamos. Na área da saúde esse desafio acentua-se ainda mais, dada a sua vulnerabilidade a que acresce a crescente demanda por serviços de saúde de qualidade e proximidade, o que exige uma reformulação das metodologias de gestão das próprias organizações. Atualmente, o modelo de gestão vai incorporando algumas modificações, havendo uma tendência para valorizar a contribuição dos enfermeiros gestores e líderes na criação, manutenção e desenvolvimento de políticas de saúde que proporcionem um funcionamento adequado do sistema.
Cada uma das nove ilhas do Arquipélago dos Açores distingue-se pelas suas singularidades e idiossincrasias, facto que determina que as organizações de saúde existentes pelo arquipélago sejam também elas singulares, o que faz com que a investigação em enfermagem no âmbito da temática: “Práticas de Liderança em Enfermagem na Região dos Açores: Self dos Enfermeiros Gestores”, assuma uma relevância indiscutível. O estudo teve como objetivo compreender a atividade e as necessidades formativas na área de gestão dos Enfermeiros Gestores e Líderes dos Açores.
A investigação realizada assentou sobre uma análise quantitativa, exploratória e descritiva dos dados recolhidos. O público-alvo foram os enfermeiros que exercem cargos de gestão nos serviços ou unidades das organizações de saúde públicas e privadas dos Açores. A colheita dos dados teve por base a aplicação de um questionário de autopreenchimento no estrito respeito pelos aspetos éticos a que uma pesquisa desta natureza obriga. O instrumento foi constituído por questões de caraterização sociodemográfica e profissional e por uma escala sobre as competências acrescidas avançadas do enfermeiro gestor.
Os resultados obtidos denotam que existe uma grande necessidade de formação na área da gestão, bem patente nas opiniões manifestas nos domínios da: Prática Profissional Ética e Legal, Gestão de Cuidados, Gestão de Recursos Humanos, Intervenção Política e Assessoria e Desenvolvimento Profissional. Foram relacionadas as diferentes dimensões dos domínios com as variáveis sociodemográficas e profissionais da pesquisa, tendo-se verificado uma relação significativa em algumas dimensões das variáveis em estudo.
Em síntese, os enfermeiros gestores deverão ser profissionais habilitados técnica e cientificamente para darem resposta com rigor, eficiência e eficácia aos desafios das organizações. A área da gestão em enfermagem é uma área de intervenção com uma importância estratégica e primordial para a garantia da qualidade dos cuidados a prestar por qualquer organização de saúde. A finalidade deste estudo foi contribuir para uma gestão efetiva do desenvolvimento da qualidade dos serviços de saúde da RAA, sustentado nas competências acrescidas avançadas do enfermeiro gestor e líder.
Description
Keywords
Enfermeiro Gestor Liderança Qualidade em Saúde