Repository logo
 
Publication

Divulgação e portefólio

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorRolo, Elisabete de Jesus Rosado
dc.contributor.authorCavalheiro, Fernanda Catarina Amaro
dc.date.accessioned2019-05-16T14:40:04Z
dc.date.available2019-05-16T14:40:04Z
dc.date.issued2018-10
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a problemática da visibilidade comercial dos ateliers de design (e designers freelancers), que pode fazer toda a diferença na captação de novos ou de melhores clientes. Começámos por abordar a temática de modo a perceber a importância e o impacto que uma estratégia de divulgação e um portefólio podem ter na visibilidade comercial de uma empresa de design e procurámos identificar as melhores ferra¬mentas e técnicas a utilizar. De seguida, materializámos a pesquisa aplicando os conhecimentos ao caso concreto do atelier Overshoot Design, cuja principal atividade é fazer design de comunicação e editorial na área cultural. Iniciámos o trabalho de projeto pelo desenvolvimento de uma estratégia de marke¬ting. Deste modo, conseguimos obter informações importantes sobre o mercado – através da caracterização da empresa, por um lado, e da análise comparativa de empresas concorrentes do atelier que atuam na mesma área, por outro. Assim, conseguimos definir um posicionamento diferenciador em relação à concorrência e criar um plano estratégico que nos permitiu fixar e alcançar objetivos: criar uma presença online de visibilidade e credibilidade da Overshoot Design, que despolete confiança nos potenciais clientes. Com uma estratégia definida, avançámos para a implementação do plano. Este consistiu no redesign do logótipo da Overshoot Design, na criação de cartões comerciais e da assinatura de email, na criação de um portefólio digital PDF, na criação de um website, e de um plano de divulgação nas redes sociais – Behance, Facebook, Instagram, Youtube – e de cartões postais tipográficos. Tratou-se de um projeto exequível e com implementação a partir do dia 1 de Novembro de 2018. E, embora o mesmo seja dedicado a uma única empresa pode servir de modelo para outros ateliers de design que tenham idênticas necessidades de comunicação e visibilidade.pt_PT
dc.identifier.tid202230929
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28534
dc.language.isoitapt_PT
dc.subjectAtelier de designpt_PT
dc.subjectDivulgaçãopt_PT
dc.subjectPortefóliopt_PT
dc.subjectVisibilidade onlinept_PT
dc.subjectAutopromoçãopt_PT
dc.titleDivulgação e portefóliopt_PT
dc.title.alternativeVisibilidade de um Atelier de designpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
FC_portefolio e divulgação_CD.pdf
Size:
6.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: