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Uma análise sobre a dimensão ética do design e da publicidade na produção audiovisual para o público infantil

dc.contributor.advisorPinto, António Gorgel
dc.contributor.authorPereira, Alice Vilas Boas da Costa
dc.date.accessioned2024-01-11T13:59:50Z
dc.date.available2024-01-11T13:59:50Z
dc.date.issued2023-09
dc.description.abstractO design e a publicidade são um elemento motor fundamental para o desenvolvimento socioeconómico numa economia de mercado, como é o caso de Portugal. Constituem, contudo, atividades que podem ter também sérias consequências para certos grupos sociais mais vulneráveis, como é o caso das crianças que não tenham ainda uma suficiente capacidade de discernimento. Tentaremos compreender este fenómeno focando-nos na exposição das crianças ao design e à publicidade e à ação invasiva das marcas. Analisaremos a reação das crianças ao discurso publicitário e procuraremos responder à questão principal de saber se o design e a publicidade, quando dirigidos a crianças, constituem uma realidade aceitável e se são eticamente viáveis enquanto atividades se não tomarem em consideração as limitações de discernimento desse público-alvo. Após uma revisão de literatura sobre design e publicidade com enfoque no domínio dos produtos audiovisuais, recorreremos a especialistas e a entrevistas semiestruturadas como método para recolha de dados. Num segundo momento e com base nos dados recolhidos, procederemos a um jogo experimental com crianças (de 7 a 9 anos) com o objetivo de medir e analisar a sua capacidade de discernimento.pt_PT
dc.description.abstractDesign and advertising are a fundamental driving element for socio-economic development in a market economy, as is the case in Portugal. They are, however, activities that can also have serious consequences for certain more vulnerable social groups, such as children who do not yet have a sufficient capacity for discernment. We will try to understand this phenomenon by focusing on children's exposure to design and advertising and the invasive action of brands. We will analyze children's reaction to advertising discourse and try to answer the main question of whether design and advertising, when aimed at children, constitute an acceptable reality and whether they are ethically viable as activities if they do not take into consideration children's limited capacity for discernment. After a review of the literature on design and advertising with a focus on the field of audiovisual products, we will resort to specialists and semi-structured interviews as a method for data collection. In a second moment and based on the collected data, we will carry out an experimental game with children (from 7 to 9 years old) with the objective of measuring and analyzing their capacity of discernment.pt_PT
dc.identifier.tid203461037pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48848
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign e publicidadept_PT
dc.subjectSociedade de consumopt_PT
dc.subjectPúblico infantilpt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectDiscernimentopt_PT
dc.titleUma análise sobre a dimensão ética do design e da publicidade na produção audiovisual para o público infantilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Publicidadept_PT

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