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Advisor(s)
Abstract(s)
A gentrificação na cidade do Porto é o foco deste projeto, que é abordado através
de um filme realizado com o objetivo de dar a conhecer mais do tema com histórias
reais, relatado em primeira pessoa. Inicialmente fará sentido uma primeira
contextualização teórica do assunto, recorrendo a estudos realizados por sociólogos
e investigadores da área de estudos urbanos como Ruth Glass, Sharon Zukin,
Rowland Atkinson, Van Weesep, Maureen Kennedy, Paul Leonard, entre outros.
Com base nestes estudos, será definido o conceito de gentrificação que está em
constante mutação desde a sua criação oficial em 1964. Serão apresentadas as
vantagens e desvantagens deste fenómeno social que está altamente ligado ao
anticapitalismo. Falar-se-á de algumas soluções que poderão influenciar
positivamente o embate contra a gentrificação, nomeadamente dez passos a tomar
por parte das comunidades. Faremos uma comparação importante com a teoria da
deriva, criada por Guy Debord, e qual a sua importância quando se fala no aumento
da descaracterização das cidades. Dar-se-á ainda uma contextualização da
gentrificação e dos seus efeitos em Portugal, tanto em Lisboa como no Porto, e na
Europa, usando casos de comparação que tentam recuperar-se dos danos que
tinham sido causados. Será discutida uma das grandes consequências do
fenómeno, que é o despejo, o que provoca e auxilia a descaracterização e
eliminação da cultura tradicional nos locais que sofrem com um aumento do
turismo. Por último na componente teórica, abordar-se-á o tema da pandemia
causada pelo vírus Covid-19, que removeu qualquer turista das cidades
portuguesas, deixando os negócios dependentes em risco de falência.
Segue-se uma abordagem ao cinema que inspirou a realização deste filme. Foi feita
uma análise a seis filmes que ajudaram a construir o filme “Quando os Homens
Caírem”, fosse na temática como na vertente artística. Filmes como Pára-me de
repente o pensamento (2015), de Jorge Pelicano; O Tasqueiro (2012), de Aki
Kaurismäki; Os Cães que Ladram aos Pássaros (2019), de Leonor Teles; entre
outros, ajudaram com algumas das suas semelhanças e mesmo com as suas
diferenças na estruturação do projeto, e é isso mesmo que será escrutinado.
Como último aspeto, será descrito ponto a ponto como foi feito o filme, desde a sua
idealização na pré-produção, passando pela produção com as gravações e
terminando na pós-produção, abordando sempre em pormenor as dificuldades de
cada fase do projeto.
Description
Keywords
Gentrificação Despejos Turismo Governo Capitalismo