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Autoidentidade, preocupação ambiental e comportamento planeado no processo de compra de um automóvel

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRosinha, António
dc.contributor.authorHenriques, Gabriel Alexandre Simões
dc.date.accessioned2024-09-17T16:07:49Z
dc.date.available2024-09-17T16:07:49Z
dc.date.issued2024-06-20
dc.description.abstractAbordando e interligando fatores determinantes no processo de intenção de compra de um automóvel, o foco principal desta dissertação está na compreensão de motivações e fatores psicossociais por parte dos consumidores, explorando a autoidentidade, a preocupação ambiental, a teoria do comportamento planeado e a sensibilidade ao preço e que moldam o processo de intenção de compra dentro da indústria automóvel. Com base na revisão de literatura realizada, recorreu-se à Teoria do Comportamento Planeado e à inclusão de outros fatores referidos e determinantes. Foi adotada uma metodologia quantitativa, sendo que os dados foram recolhidos por meio de um questionário online. A amostra constituída por 161 indivíduos e posteriormente à recolha de dados foram realizadas análises de resultados, incluindo análise regressão linear múltipla por meio do software SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados indicam que a intenção de compra de um automóvel é positivamente influenciada pelas atitudes e pelas normas subjetivas. Os resultados mostram que, por outro lado, que o controlo comportamental percebido, a autoidentidade, a preocupação ambiental e a sensibilidade ao preço por parte do consumidor não têm uma influência significativa na intenção de compra de um automóvel. Conclui-se que as atitudes e as normas subjetivas são os únicos preditores da intenção de compra nesta investigação. Este estudo contribui para o conhecimento do processo da intenção de compra de um automóvel, assim como para a criação e desenvolvimento de estratégias de marketing mais adequadas e conscientes especificamente na indústria automóvel.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation focuses on understanding consumers' motivations and specific factors that shape the car purchase intention process within the automotive industry. To achieve this, it addresses and interconnects some determinant factors from a consumer's point of view; psychosocial factors, exploring self-identity, environmental impact concerns, the theory of planned behaviour, and price sensitivity that shape the purchase intention process within the automotive industry. Based on the literature review conducted, and the Theory of Planned Behaviour served as the foundation, incorporating other relevant factors such as self-identity, environmental concern, and price sensitivity. A quantitative methodology was adopted, and data were collected through an online questionnaire. The sample consisted of 161 individuals, and after data collection, the data results of the analyses were performed, including multiple linear regression analysis using SPSS (Statistical Package for Social Sciences) software. On the other hand, the results show that perceived behavioural control, self-identity, environmental concern, and consumer price sensitivity do not have a significant influence on car purchase intention. It is concluded that attitudes and subjective norms are the only predictors of purchase intention in this investigation. This study contributes to the understanding of the car purchase intention process, as well as to the creation and development of more appropriate and conscious marketing strategies specifically in the automotive industry.
dc.identifier.tid203683080pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52096
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIndústria automóvelpt_PT
dc.subjectTeoria do comportamento planeadopt_PT
dc.subjectAutoidentidadept_PT
dc.subjectPreocupação ambientalpt_PT
dc.subjectSensibilidade ao preçopt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.titleAutoidentidade, preocupação ambiental e comportamento planeado no processo de compra de um automóvelpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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