Repository logo
 
Publication

EFEITO DE MARCA DE EMPREGADO: DIFERENÇAS DE PERCEÇÃO ENTRE OS COLABORADORES

dc.contributor.authorSousa, Andrea
dc.contributor.authorThomaz, João
dc.contributor.authorSantos, Eulália
dc.contributor.authorFelizardo, Aquilino
dc.date.accessioned2019-06-21T16:31:15Z
dc.date.available2019-06-21T16:31:15Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO processo Efeito de Marca de Empregado contribui de forma inovadora, ao considerar a perceção de cada colaborador, para um diagnóstico real e concreto do ambiente organizacional e relacional das organizações. Este artigo identifica as tipologias e analisa a perceção de Efeito de Marca de Empregado nas organizações, tendo em conta os perfis organizacionais, os dados sociodemográficos e o perfil profissional dos colaboradores. Para esta investigação, optou-se por um estudo exploratório, tendo sido aplicado um inquérito por questionário a 30 organizações do centro de Portugal, tendo-se obtido 725 respostas válidas. Para testar as hipóteses recorreu-se ao teste t de Student para comparação de amostras independentes e ao coeficiente de correlação de Pearson para estudar a relação entre variáveis. Dos vários resultados recolhidos é possível destacar que a perceção de Efeito de Marca de Empregado é mais positiva (i) nos colaboradores do género feminino, (ii) nos que têm um contrato a termo certo, (iii) nos que exercem funções de chefia e (iii) nos que têm menos anos de serviço na organização e na função. Os resultados encontrados nesta investigação confirmam de que, através do diagnóstico de Efeito Marca de Empregado, é possível aferir a influência na perceção dos colaboradores através das práticas de gestão de recursos humanos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2184-299X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28998
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEfeito de marca de empregadopt_PT
dc.subjectGestão de recursos humanospt_PT
dc.subjectEmployee brandingpt_PT
dc.titleEFEITO DE MARCA DE EMPREGADO: DIFERENÇAS DE PERCEÇÃO ENTRE OS COLABORADORESpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage91pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage77pt_PT
oaire.citation.titleISLA Multidisciplinary e-Journalpt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameda Cruz Fernandes Thomaz
person.givenNameJoão Pedro
person.identifierI-7478-2012
person.identifier.ciencia-idAC1B-1311-DE5E
person.identifier.orcid0000-0002-8007-8558
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd949e737-eb2e-4390-8a82-388463683b13
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd949e737-eb2e-4390-8a82-388463683b13

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
8-ISLAe_journal.pdf
Size:
748.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: