Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel da História para (in)Formar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
JOANA_RIBEIRO.pdf1.58 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório pretende descrever o percurso realizado no contexto das Práticas Educativas do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). Este documento foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática Educativa do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB. Este documento encontra-se dividido em três partes, numa primeira parte aborda-se a importância do papel formativo e informativo da História e Geografia. Realizou-se um inquérito por questionário dirigido a alunos de duas turmas do 6.º ano da Escola onde se realizou o estágio, seguindo-se uma metodologia qualitativa interpretativa, pretendendo-se verificar as preferências manifestadas por aqueles alunos. Através da análise dos dados, conclui-se que todos os alunos da amostra consideram que a História é importante e que é útil para o seu futuro. Na segunda parte, configura-se o estágio no 1.º CEB. Neste, é caraterizado o contexto educativo, onde se apresentam as estratégias orientadoras da ação educativa e são refletidas duas das experiências (experiências-chave) que mais marcaram o meu desenvolvimento profissional. Na terceira parte, carateriza-se o contexto de intervenção em 2.º CEB. Este estágio incluiu quatro domínios do saber: Matemática, Ciências Naturais, Português e História e Geografia de Portugal. Para cada um dos referidos domínios faz-se a fundamentação das intervenções em estágio e reflete-se sobre as mesmas. Por fim, apresentam-se algumas considerações finais que pretendem espelhar o percurso pessoal e profissional feito durante este período de formação.

Description

Keywords

Ensino da História Prática Pedagógica Práticas Educativas Ensino da Matemática Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue