Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.58 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório pretende descrever o percurso realizado no contexto das Práticas Educativas do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). Este documento foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática Educativa do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB.
Este documento encontra-se dividido em três partes, numa primeira parte aborda-se a importância do papel formativo e informativo da História e Geografia.
Realizou-se um inquérito por questionário dirigido a alunos de duas turmas do 6.º ano da Escola onde se realizou o estágio, seguindo-se uma metodologia qualitativa interpretativa, pretendendo-se verificar as preferências manifestadas por aqueles alunos. Através da análise dos dados, conclui-se que todos os alunos da amostra consideram que a História é importante e que é útil para o seu futuro.
Na segunda parte, configura-se o estágio no 1.º CEB. Neste, é caraterizado o contexto educativo, onde se apresentam as estratégias orientadoras da ação educativa e são refletidas duas das experiências (experiências-chave) que mais marcaram o meu desenvolvimento profissional. Na terceira parte, carateriza-se o contexto de intervenção em 2.º CEB. Este estágio incluiu quatro domínios do saber: Matemática, Ciências Naturais, Português e História e Geografia de Portugal. Para cada um dos referidos domínios faz-se a fundamentação das intervenções em estágio e reflete-se sobre as mesmas.
Por fim, apresentam-se algumas considerações finais que pretendem espelhar o percurso pessoal e profissional feito durante este período de formação.
Description
Keywords
Ensino da História Prática Pedagógica Práticas Educativas Ensino da Matemática Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo