Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.77 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Toda a tarefa de construção deste trabalho desenvolveu-se em torno da problemática da aquisição de competências pessoais e sociais através da aplicação de um programa de treino dessas competências, a crianças com diagnóstico de Paralisia Cerebral. Quisemos saber se a aquisição de competências pessoais e sociais através da aplicação de um programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais que incidiu na área da Autoconsciência e na área da Assertividade, promoveu a socialização da criança com paralisia cerebral. Este programa foi aplicado a um grupo/turma de nove alunos da EB1 APPC (mas só sete foram avaliados, dadas as suas características patológicas) através da programação e elaboração de doze sessões que tiveram por base o Modelo Teórico da Competência Social, desenvolvido por Canha e Neves (2007). O levantamento das necessidades foi feito através da utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade e da Escala de Messy versão Educador, tendo esta última sido aplicada antes e após as sessões, por cinco técnicos que trabalham com a população em estudo. Os resultados obtidos, embora não possam ser generalizados dado o tamanho da população em estudo, permitem concluir acerca da importância destes programas na promoção da socialização da criança com desvantagens, independentemente da sua condição física, psicológica, social e cognitiva.
Description
Keywords
Educação Especial Crianças Deficientes Paralisia Cerebral Competências Sociais Desenvolvimento das Competências