Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Os peixes na rota de Magalhães : proposta de nomenclatura portuguesa

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
LIVRO_MAGALHAES_PEIXES_2020.pdf10.67 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Fernão de Magalhães navegou por mares e oceanos e parte dessas áreas geográficas percorridas estão agora incluídas em 47 zonas económicas exclusivas sob jurisdição dos atuais “países” que as administram. Nestas regiões ocorrem cerca de 9500 espécies de peixes. Para além destas, incluem-se outras espécies não diretamente relacionadas com as rotas de Fernão de Magalhães, mas que importa acrescentar, pela sua importância histórica (antigos enclaves, praças fortes e territórios que estiveram sob administração portuguesa) e económica para Portugal, por serem importadas para o mercado nacional, ou por ocorrerem num dos atuais países de língua oficial portuguesa (Angola) não visitado por Fernão de Magalhães. O objetivo principal deste trabalho é estabelecer um único nome vulgar português (europeu) para cada uma das 16767 espécies listadas, propondo-o como denominação “oficial” portuguesa. Os nomes propostos encontram-se assinalados a negrito.

Descrição

Palavras-chave

Navegação Peixes Identificação das espécies Fernão de Magalhães Ictiofauna Nomenclatura portuguesa Biologia Ciências da vida

Contexto Educativo

Citação

CARNEIRO, M.; MARTINS, R.; Silva, D.; Quaresma, I.; BATISTA, I., 2022. Os peixes na rota de Magalhães - Proposta de nomenclatura. IPMA, I.P., V + 876 p.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P.