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O processamento sensorial e as rotinas familiares das crianças com e sem disfunção de integração sensorial em idade pré-escolar

dc.contributor.advisorReis, Helena
dc.contributor.authorSilva, Anabela
dc.date.accessioned2025-05-29T13:45:35Z
dc.date.available2025-05-29T13:45:35Z
dc.date.issued2025-02-05
dc.description.abstractAs rotinas da família têm uma relevância fundamental na intervenção terapêutica, pois ocorrem no contexto natural da criança representando um leque de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Crianças com disfunção do processamento sensorial terão maiores dificuldades de participação e envolvimento ocupacional nas rotinas diárias representando maiores desafios para as famílias. Objetivo: Compreender a influência das disfunções de integração sensorial nas rotinas familiares de crianças com disfunção do processamento sensorial. Metodologia: Realizou-se um estudo quantitativo, transversal e observacional, numa amostra de 64 crianças em idade pré-escolar, sendo 43 com desenvolvimento neurotípico e 21 com DIS. Para avaliar o impacto da DIS nas rotinas familiares, foram utilizados o Sensory Processing Measure - Preschool (SPM-P) e a Entrevista Baseada nas Rotinas (EBR). Para a análise dos dados recorreu-se ao software Statistical Package for Social Sciences, comparando os grupos de crianças com e sem DIS nas rotinas e nos domínios sensoriais, com recurso aos testes t de Student e Mann-Whitney. Realizaram-se correlações de Spearman, analisando a relação entre as dimensões do processamento sensorial e o nível de satisfação dos cuidadores com as rotinas familiares em cada grupo. Resultados: Os resultados indicaram diferenças significativas entre os grupos. Crianças com DIS apresentaram dificuldades acentuadas em rotinas como vestir-se, alimentação e preparação para sair, refletindo-se numa menor satisfação dos cuidadores nessas atividades. A análise sensorial revelou que crianças com DIS demonstraram dificuldades na visão, audição, toque e participação social, que se correlacionaram negativamente com a satisfação dos cuidadores nas rotinas familiares. Conclusões: Reforça-se a importância de uma abordagem sensório-integrativa na intervenção precoce, usando a EBR para identificar desafios específicos das famílias. As disfunções sensoriais, estando associadas a dificuldades de participação nas rotinas familiares, reforçam a necessidade de práticas terapêuticas adaptativas para melhorar a qualidade de vida de crianças com DIS e de suas famílias.por
dc.identifier.tid203949331
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57893
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectTerapia ocupacional
dc.subjectIntegração sensorial
dc.subjectProcessamento sensorial
dc.subjectCrianças em idade pré-escolar
dc.subjectIntervenção precoce
dc.subjectRotinas
dc.titleO processamento sensorial e as rotinas familiares das crianças com e sem disfunção de integração sensorial em idade pré-escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorEscola Superior de Saúde do Alcoitão
thesis.degree.nameMestrado em Terapia Ocupacional

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