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Turismo e Comportamentos (de Consumo): Prioridades e Oportunidades em Tempos de COVID-19 – O Caso das Aldeias Históricas de Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorCadavez, Maria Cândida Pacheco
dc.contributor.authorDelgado, Catarina Sofia dos Santos
dc.date.accessioned2023-07-17T15:04:38Z
dc.date.available2024-02-19T01:30:23Z
dc.date.issued2022-02-18
dc.descriptionParceria com a Universidade de Lisboa - Instituto de Geografia e Ordenamento do Territóriopt_PT
dc.description.abstractTurismo e consumo são dois termos cuja associação habitualmente não é feita de forma irrefletida. No desenvolvimento da presente dissertação estas duas práticas globais vão ser explicadas e interrelacionadas, numa tentativa de esclarecer o modo como a atividade turística pode ter no seu cerne o exercício do consumo sem que sejam desprestigiadas as condutas de sustentabilidade e o comportamento responsável que a devem reger. Neste contexto, através de uma reflexão fundamentada pelo estudo de caso das Aldeias Históricas de Portugal e à luz da pandemia provocada pela disseminação da COVID-19, o presente estudo pretende explicar o modo como, a par das exigências que se manifestam em consequência de um cenário catastrófico, surgiram também novas possibilidades de posicionamento para as Aldeias Históricas de Portugal. Nesse sentido, tentar-se-á esclarecer o modo como, em contexto de pandemia, as Aldeias Históricas de Portugal viram uma oportunidade para se diferenciarem no panorama nacional e internacional, sobretudo, por meio da valorização de um conjunto de elementos identitários ímpares e de uma gestão turística baseada na responsabilidade.pt_PT
dc.description.abstractTourism and consumption are two terms that are not, as a rule, thoughtlessly associated. In the present dissertation, these two global phenomena will be explained and interrelated, in an attempt to clarify how tourism practices can have at its core the act of consumption, without discrediting the conducts of sustainability and responsible behavior that should govern them. In this context, through a reflection supported by the case study of the Historic Villages of Portugal, and in the light of the pandemic caused by the spread of COVID-19, this study aims to explain how alongside the demands resulting from a catastrophic scenario, opportunities also arise. To that end, it will be clarified how, in a midst of a pandemic situation, the Historical Villages of Portugal saw an opportunity to differentiate themselves on a national and international scale, mainly through the valorization of a set of unique features and a tourism management based on responsibility.pt_PT
dc.identifier.tid203208803pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45505
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectResponsabilidadept_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectAldeias Históricas de Portugalpt_PT
dc.subjectTourismpt_PT
dc.subjectConsumptionpt_PT
dc.subjectResponsibilitypt_PT
dc.subjectHistorical Villages of Portugalpt_PT
dc.titleTurismo e Comportamentos (de Consumo): Prioridades e Oportunidades em Tempos de COVID-19 – O Caso das Aldeias Históricas de Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
thesis.degree.nameMestrado em Turismo e Comunicaçãopt_PT

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