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Capacitação para a autonomia do adolescente transplantado renal, relativamente à gestão do regime terapêutico
dc.contributor.advisor | Sousa, Odete Lemos e | |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Regina | |
dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:43:43Z | |
dc.date.available | 2016-11-25T09:43:43Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
dc.description.abstract | Os adolescentes transplantados renais, têm uma experiência de doença prévia, o que por vezes, induz a família a adoptar atitudes de protecção exacerbada, substituindo os seus filhos na gestão do regime terapêutico. Sabemos que a família preocupa-se genuinamente com o bem-estar do adolescente e é uma constante na vida do seu filho, pelo que deve ser incluída no processo de cuidados. Muito embora, o adolescente pelas suas competências em desenvolvimento compreenda melhor o ambiente envolvente o que permite aumentar a sua autonomia e responsabilidade. Contudo, um dos preditores de diminuição de adesão ao regime terapêutico seja a idade e mais concretamente a adolescência, o que pode conduzir à diminuição da sua qualidade de vida, pelas complicações inerentes. Capacitação para a autonomia do adolescente transplantado renal, relativamente à gestão do regime terapêutico é um programa estruturado para apoiar e orientar a intervenção de enfermagem dirigida ao adolescente e família. As temáticas envolvidas na capacitação para a autonomia são múltiplas, pelo que optou para base do trabalho abordar enfermagem e competências, dentro da qual incluiu “vinculação, como capacitação para a autonomia”, “significações pessoais”, “aprendizagem e técnicas de reforço”, “competências comunicacionais” e por fim a “implementação do programa” de intervenção de enfermagem. Tendo em conta que algumas das tarefas de desenvolvimento, no período da adolescência são a descoberta do corpo, as suas potencialidades e a construção da sua identidade pessoal, os profissionais por sua vez, quer através da sua abordagem quer através da orientação que podem proporcionar aos pais, têm que ajudar a reconhecer e a consolidar a sua identidade, ajudando os adolescentes a desenvolver a auto-estima. Para que um jovem consolide a sua auto-estima, é importante que este se sinta apreciado, escutado e compreendido. A auto-estima constitui a base da motivação e da autonomia que por sua vez conduzirá à responsabilização do adolescente face à gestão do seu regime terapêutico. | |
dc.format | application/pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/15789 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | [s.n.] | |
dc.subject | Relatórios de estágio | |
dc.subject | Adolescente | |
dc.subject | Transplante de rim | |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | |
dc.subject | Autonomia pessoal | |
dc.subject | Adesão à medicação | |
dc.subject | Educação de doentes como assunto | |
dc.subject | Empowerment | |
dc.title | Capacitação para a autonomia do adolescente transplantado renal, relativamente à gestão do regime terapêutico | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | masterThesis |
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