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Authors
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Abstract(s)
Os processos de saúde-doença representam situações de crise geradoras de
ansiedade e sofrimento, constituindo-se a hospitalização como uma situação
stressante e traumática que compromete o conforto da criança e família. Por sua vez,
brincar é uma atividade fundamental na vida da criança que deve ser preservada e
incentivada pelo enfermeiro durante períodos de doença e internamento hospitalar.
A problemática deste relatório incide na utilização do brincar terapêutico como
instrumento na promoção do conforto da criança hospitalizada, tendo por finalidade
contribuir para promover os cuidados não traumáticos e maximizar o bem-estar da
criança. O uso de uma metodologia descritiva, de análise crítica e reflexiva, sobre as
experiências vivenciadas e a evidência científica, teve como intuito facilitar a
apropriação de conhecimentos e o pensamento crítico na tomada de decisão.
Do percurso de estágio destacam-se atividades relacionadas com a utilização
do brincar terapêutico para promover o conforto da criança hospitalizada: a construção
de um kit de brincar e a utilização de uns óculos de realidade virtual, com elaboração
das respetivas normas de procedimento e realização de sessões de formação em
serviço. Estas atividades, entre outras, permitiram a aquisição de competências de
enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica.
Conclui-se que o brincar terapêutico se constitui como um instrumento promotor
do bem-estar e do conforto da criança, facilitando a sua adaptação e aprendizagem
perante uma experiência potencialmente perturbadora através da expressão de
sentimentos e da criação de uma relação de confiança com o profissional de
enfermagem.
Description
Keywords
Enfermagem pediátrica Criança Criança hospitalizada Conforto do paciente Ludoterapia