Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.3 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Desde sempre que os eventos, em diferentes formatos e por variados motivos, integram
a vida de todos os indivíduos. A suas inúmeras tipologias, contextos e fatores que influenciam a sua
classificação tornam o estudo dos eventos um fenómeno complexo. Fenómeno esse, que tem vindo a
adquirir, cada vez mais, um lugar de destaque no âmbito do turismo. Contudo, o seu rápido crescimento enquanto potencial fator de motivação de viagem e de transformação de destinos não tem sido
acompanhado pelo estudo da indústria e da sua ligação ao turismo, traduzindo-se em alguma indefinição
relativamente aos indicadores que permitem aferir se um evento é um produto turístico. Este artigo,
através de uma extensa revisão da literatura, pretende aprofundar o conhecimento da ligação entre os
eventos e o turismo, procurando identificar um conjunto de indicadores, quantitativos e qualitativos,
suscetíveis de avaliar a dimensão turística de um evento. A aplicação destes indicadores ao Festival do
Norte permitiu testá-los e concluir sobre a dimensão turística deste evento.
Description
Keywords
Eventos turísticos impactos dos eventos dimensão turística dos eventos Touristy events events impacts tourism dimension on events
Citation
Publisher
Universidade de Aveiro, Associação de Gestão e Planeamento em Turismo