Repository logo
 
Publication

Perspetivas de estudantes do ensino superior sobre a utilização de portefólios digitais: um estudo exploratório na Licenciatura em Ensino Básico

dc.contributor.authorRodrigues, Maria Rosário
dc.contributor.authorOliveira Pires, Ana Luisa
dc.contributor.authorPessoa, Ana Maria
dc.date.accessioned2018-01-10T11:37:45Z
dc.date.available2018-01-10T11:37:45Z
dc.date.issued2017-10
dc.description.abstractEste artigo surge na sequência de um estudo efetuado no âmbito de um projeto ERASMUS+ KA2, designado Empowering ePortfolio Process. A finalidade do projeto é o estudo das práticas de utilização de portefólios digitais como instrumentos de aprendizagem e avaliação no ensino superior, nos cinco países parceiros do projeto. Na fase do projeto em que se pretendia perceber as perspetivas dos estudantes sobre a utilização dos portefólios digitais, foram entrevistados estudantes portugueses com experiência de utilização daqueles instrumentos na Unidade Curricular (UC) de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação (LPTIC), pertencente ao plano de estudos da Licenciatura em Ensino Básico. A análise de dados permitiu perceber que os estudantes relevam nesta UC a aprendizagem colaborativa e a descoberta de novos métodos de trabalho mais centrados no aluno, reconhecendo-a como um contexto útil (ou significativo?) de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThis article is a part of a study carried out under an ERASMUS+ KA2 project, named Empowering ePortfolio Process. The aim of the project is to study the digital portfolios practices in the five partner countries of the project as a learning evaluation tool in higher education. In project step where we pretended to understand the students perspectives on the use of ePortfolios. Thus, Portuguese students with experience in the use of digital portfolios were interviewed and during the interviews, the Curricular Unit (CU) of Portuguese Language and Information and Communication Technologies, which belongs to the curriculum of the Undergraduate Degree in Basic Education, was mentioned several times. This let us recognize this CU as a case study. The data was collected using students collective interviews and sobre written reflections. The data analysis allowed us to perceive that the students consider this UC as an example of collaborative learning, where they discover other methods of work, more focused on the student and that they recognize as a useful context for their learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, M. R., Pires, A. O., & Pessoa, A. M. (2017). Perspetivas de estudantes do ensino superior sobre a utilização de portefólios digitais: Um estudo exploratório na Licenciatura em Ensino Básico. XIX International Symposium on Computers in Education. VIII CIED Meeting – III International Meeting . Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa.(pp. 246-251)pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95733-9-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20030
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectportefolios digitaispt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectinteração entre parespt_PT
dc.subjectapoio tutorialpt_PT
dc.subjectfeedbackpt_PT
dc.subjectePortfoliospt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectpeer interactionpt_PT
dc.subjectteaching tutoringpt_PT
dc.titlePerspetivas de estudantes do ensino superior sobre a utilização de portefólios digitais: um estudo exploratório na Licenciatura em Ensino Básicopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage251pt_PT
oaire.citation.startPage246pt_PT
oaire.citation.titleXIX International Symposium on Computers in Education. VIII CIED Meeting – III International Meetingpt_PT
person.familyNameda Silva Rodrigues
person.familyNameOliveira Pires
person.familyNamePires Pessoa
person.givenNameMaria do Rosário
person.givenNameAna Luisa
person.givenNameAna Maria
person.identifier.ciencia-idF914-D07D-3523
person.identifier.ciencia-id1B14-AC6E-5257
person.identifier.ciencia-idDF1A-B045-C7D5
person.identifier.orcid0000-0002-9935-6917
person.identifier.scopus-author-id57199723244
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4
relation.isAuthorOfPublication738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae
relation.isAuthorOfPublicatione0b888e4-9fb9-4e15-8ba1-4f82a01195e0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
siie-cied_2017_artigo.pdf
Size:
130.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: