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Advisor(s)
Abstract(s)
O trauma é a primeira causa de morte na idade pediátrica a partir de um ano de
vida. A criança/adolescente apresenta grande potencial de recuperação após o
evento, porém a ressuscitação inadequada é considerada a maior causa de
óbitos por trauma passível de prevenção após a sua ocorrência. O facto de
uma criança/adolescente ter sido vítima de lesões ou traumatismos, origina
múltiplas situações de transição, podendo colocar ainda em risco a harmonia
da unidade familiar, e comporta custos financeiros elevados para a sociedade.
Quando os indivíduos, famílias experienciam situações de transição saúde doença nomeadamente em casos de trauma, os enfermeiros devem ter
ferramentas para a avaliação que lhes permita captar estas variações,
constituindo o conceito de enfermagem como processo facilitador das
transições promotoras de sentimentos de bem-estar.
O objectivo deste relatório é explicitar as experiências desenvolvidas ao longo
do estágio nos diferentes contextos, analisando e reflectindo o percurso
realizado, e de que forma este possibilitou a aquisição e desenvolvimento
competências na área de especialização de Enfermagem à Pessoa em
Situação Crítica. Recorreu-se à pesquisa e análise da bibliografia, prática
clínica com supervisão de enfermeiros peritos em vários contextos clínicos
(Urgência Pediátrica; Urgência Polivalente; Unidade de Cuidados Intensivos de
Pediatria) e reflexão ao longo de todo o percurso com a orientação dos
orientadores da escola. No relatório referem-se as actividades desenvolvidas
para dar resposta aos objectivos traçados, os constrangimentos sentidos e as
estratégias para os ultrapassar. Os objectivos inicialmente delineados foram
atingidos, considerando-se ter atingido o nível de enfermeiro perito na área dos
cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica vítima de
trauma em idade pediátrica.
Description
Mestrado, Enfermagem Pessoa em Situação Critica, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Pessoa em situação critica Trauma Enfermagem Pediatria