Repository logo
 
Publication

Estudo de Caso:desenvolvimento social e afetivo de uma aluna com Trissomia 21 em situação de inclusão

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Maria Cristina Ferreira Saraiva Pires
dc.contributor.authorSilva, Maria Isabel e Silva Lopes da Rocha Freitas da
dc.date.accessioned2016-07-11T15:15:00Z
dc.date.available2016-07-11T15:15:00Z
dc.date.issued2015-07-28
dc.date.submitted2015-07-28
dc.description.abstractEste trabalho de investigação centra-se no estudo de caso de uma aluna com Trissomia 21 em regime de inclusão numa turma do ensino regular, bem como no seu desenvolvimento social e afetivo em contexto familiar e escolar. De forma a avaliar o seu contexto social e familiar, analisou-se também papel determinante da ligação paternal e maternal e da inclusão em ambiente escolar para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança com Trissomia 21. Considerou-se pertinente trabalhar esta temática, dado que se encontram cada vez mais crianças com necessidades educativas especiais integradas nas turmas regulares, incluindo as crianças portadoras de Trissomia 21. A componente afetiva e emocional é essencial para desenvolvimento global de todas as crianças e é imprescindível no caso de crianças com necessidades educativas especiais. As crianças com Trissomia 21 são carentes e afetivas; daí a importância fulcral dos pais, nomeadamente da mãe enquanto apoio seguro a nível afetivo e emocional. As novas tecnologias, as adaptações curriculares e o Currículo Específico Individual, medidas que vêm consagradas no Programa Educativo Individual, vão permitir um acompanhamento mais diferenciado e adaptado à realidade destes alunos. A criança com Trissomia 21 deve sentir-se emocional e afetivamente incluída através de um trabalho diferenciado e adaptado, de forma a integrá-la ao nível socio-emocional.pt_PT
dc.identifier.tid201207516pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14294
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Socialpt_PT
dc.subjectRelações Interpessoaispt_PT
dc.subjectIntegração Escolarpt_PT
dc.titleEstudo de Caso:desenvolvimento social e afetivo de uma aluna com Trissomia 21 em situação de inclusãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educação João de Deus
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial no Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Maria Isabel Silva.pdf
Size:
4.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: