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Estudo de Caso:desenvolvimento social e afetivo de uma aluna com Trissomia 21 em situação de inclusão
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Gonçalves, Maria Cristina Ferreira Saraiva Pires | |
| dc.contributor.author | Silva, Maria Isabel e Silva Lopes da Rocha Freitas da | |
| dc.date.accessioned | 2016-07-11T15:15:00Z | |
| dc.date.available | 2016-07-11T15:15:00Z | |
| dc.date.issued | 2015-07-28 | |
| dc.date.submitted | 2015-07-28 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho de investigação centra-se no estudo de caso de uma aluna com Trissomia 21 em regime de inclusão numa turma do ensino regular, bem como no seu desenvolvimento social e afetivo em contexto familiar e escolar. De forma a avaliar o seu contexto social e familiar, analisou-se também papel determinante da ligação paternal e maternal e da inclusão em ambiente escolar para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança com Trissomia 21. Considerou-se pertinente trabalhar esta temática, dado que se encontram cada vez mais crianças com necessidades educativas especiais integradas nas turmas regulares, incluindo as crianças portadoras de Trissomia 21. A componente afetiva e emocional é essencial para desenvolvimento global de todas as crianças e é imprescindível no caso de crianças com necessidades educativas especiais. As crianças com Trissomia 21 são carentes e afetivas; daí a importância fulcral dos pais, nomeadamente da mãe enquanto apoio seguro a nível afetivo e emocional. As novas tecnologias, as adaptações curriculares e o Currículo Específico Individual, medidas que vêm consagradas no Programa Educativo Individual, vão permitir um acompanhamento mais diferenciado e adaptado à realidade destes alunos. A criança com Trissomia 21 deve sentir-se emocional e afetivamente incluída através de um trabalho diferenciado e adaptado, de forma a integrá-la ao nível socio-emocional. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201207516 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14294 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento Social | pt_PT |
| dc.subject | Relações Interpessoais | pt_PT |
| dc.subject | Integração Escolar | pt_PT |
| dc.title | Estudo de Caso:desenvolvimento social e afetivo de uma aluna com Trissomia 21 em situação de inclusão | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial no Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |
