Repository logo
 
Publication

"Estratégia de Internacionalização Uma análise na ótica de Cooperação Empresarial"

dc.contributor.advisorDias, Álvaro
dc.contributor.authorQuinanga, Fernando Daniel
dc.date.accessioned2019-02-26T16:57:17Z
dc.date.available2019-02-26T16:57:17Z
dc.date.issued2019-01-17
dc.date.submitted2019-01-08
dc.description.abstractNum mundo globalizado, a internacionalização das organizações é mais que uma realidade, é uma necessidade que possibilita a permanência nos mercados. Existem várias maneiras de internacionalizar, sendo que a instauração de mecanismos de cooperação aliados as parcerias estratégicas são muito usuais. Constituindo uma das áreas que fez aumentar as probabilidades de crescimento, e surge com o desenvolvimento da exportação (voltada para a comercialização no exterior). Somamos a isso, os acordos de licença que consistem na autorização para utilização da patente. Quando tal ocorre, é frequente ser facultado a autorização para produção, distribuição e comercialização. Mas este processo pode caraterizar-se pela formação de um novo concorrente (dado que já conhece a receita e tem condições de produzir mais e melhor). Todavia, para a nossa estrutura importa desenvolver o conceito de cooperação ligado ao franchising. Assenta na ideia do franqueado contrai uma autorização para exploração da marca, dos planos de negócio, das campanhas de marketing, e tudo que se liga ao rede modo que, ocorre a venda dos produtos. A principal distinção decorre da implantação de um sistema de gestão operacional focado nas ideologias da empresa. É neste sentido, que optamos por apresentar o exemplo do Grupo empresarial Benetton. A Benetton é uma das marcas de roupa mais conhecidas no mundo, sendo conhecida pela inovação, não só na moda e na produção das suas coleções, mas também na sua organização e gestão estratégica. Desde o final dos anos 60 que desenvolve o processo de franchising a nível internacional. O seu percurso classifica-se por um vasto número de organizações sediadas em diferentes países. Denominando-se assim, de agentes licenciados que apostaram na expansão da marca (esta presente em 120 países e com uma rede comercial de mais de 6500 lojas).pt_PT
dc.identifier.tid202178102pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/27980
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInternacionalização; Parcerias; Cooperação Empresarial; Franchising; Grupo Benetton.pt_PT
dc.title"Estratégia de Internacionalização Uma análise na ótica de Cooperação Empresarial"pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Gestão

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese.pdf
Size:
919.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: