Publication
Investigação de acidentes de viação: análise aos modelos orgânicos da Polícia de Segurança Pública
dc.contributor.author | Pinheiro, João Filipe Sousa Fialho Saraiva | |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T09:17:53Z | |
dc.date.available | 2023-08-03T09:17:53Z | |
dc.date.issued | 2022-07-07 | |
dc.description.abstract | A sinistralidade grave é uma calamidade social que representa custos elevadíssimos para o Estado português. Não obstante ter sido possível reverter, nos últimos 20 anos esta tendência, os acidentes de viação continuam a ser a principal causa de morte em determinadas faixas etárias, com efeitos devastadores para a sociedade. Sendo a recolha de vestígios no âmbito da gestão do local do crime a fase mais importante para o apuramento das causas de um acidente, a Polícia de Segurança Pública, viu-se na necessidade de investir neste catálogo específico de crimes, numa investigação de acidentes mais profissionalizada e robusta que permitisse granjear às autoridades judiciais os meios de prova suficientes e adequados para uma correta e cabal responsabilização dos culpados. Constatando-se a mais-valia desta especialização, volvidos 16 anos da sua implementação, o estudo incidirá na análise dos dois sistemas de organização técnica e funcional das equipas de investigação de acidentes, sendo para o efeito cotejados o número de acidentes graves participados em contraponto com o número de inquéritos instruídos, entre o dia 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2019 na Divisão de Trânsito de Lisboa e no Comando Metropolitano do Porto. | |
dc.description.abstract | Serious accidents are a social calamity, representing enormous costs for the Portuguese State. Although it has been possible to reverse this trend for the past 20 years, traffic accidents continue to be the leading cause of death in certain age groups, with devastating effects on society. The collection of evidence within the scope of crime scene management is the most important phase in establishing the causes of an accident. Therefore, the Public Security Police felt the need to invest in this specific catalog of crimes, in a more professional and robust accident investigation in order to allow the judicial authorities to gather sufficient and adequate evidence for a correct and full accountability of the culprits. In view of the added value of this specialization, 16 years after its implementation, the study will focus on the analysis of the two systems of technical and functional organization of the accident investigation teams, comparing the number of serious accidents reported against the number of investigations conducted between January 1st and December 31st, 2019 in the Lisbon Traffic Division and in the Metropolitan Command of Porto. | |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/45986 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.subject | Causas de acidentes de viação, equipas de investigação de acidentes, gestão do local do crime, investigação de acidentes de viação, recolha de vestígios, Accident investigation teams, causes of traffic accidents, crime scene management, traffic accident investigation, trace evidence collection | |
dc.title | Investigação de acidentes de viação: análise aos modelos orgânicos da Polícia de Segurança Pública | pt_PT |
dc.type | report | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | report | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A11 - João Pinheiro - Investigação de Acidentes - Análise aos modelos organicos da PSP.pdf
- Size:
- 624.51 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: