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Abstract(s)
Introdução: O relacionamento com os clientes é crucial para o sucesso dos negócios, com o e-mail, a
funcionar com canal de comunicação principal. No entanto, o seu tratamento em tempo útil pode ser
difícil e moroso. Este trabalho tem como objetivo propor um mecanismo de classificação de textos e
análise de sentimentos, permitindo que as entidades façam o tratamento dos pedidos de forma a
priorizem os clientes com mensagens negativas para um atendimento mais imediato, de forma
automática.
Método: Foi usado um conjunto de dados referente a solicitações de assistências de clientes. Estes foram
anonimizados. Foi realizado o seu tratamento, através do pré-processamento, extração de atributos e
balanceamento por categoria. De seguida foram implementados os algoritmos de DT, RF, NB, KNN e
LSTM, quer para a classificação, quer para analise de sentimento. Por fim, foi realizada a avaliação dos
resultados obtidos.
Resultado: De todos os algoritmos implementados, o que teve melhor desempenho foi o RF e AB, com
valores de accuracy, recall e f1-score, de 100% e 99.38%, para classificação e sentimento,
respetivamente. As técnicas de balanceamento usadas foram ROS e SMOTE e a extração de atributos
através de TF-IDF, sem a aplicação de CV.
Discussão: Os resultados obtidos para o processo de classificação são melhores do que os analisados na
revisão de literatura, como o algoritmo RF a obter 100% de accuracy. Em relação à análise de
sentimento, os resultados estão de acordo com os analisados, com o melhor a ser RF com 99,38% de
accuracy.
Conclusão: Os métodos e algoritmos implementados, têm uma eficácia bastante grande, com recuso à
implementação de técnicas de balanceamento devido a estes estarem enviesados. Os resultados obtidos,
mostram que a implementação de um sistema que faça uso destas ferramentas, pode tratar de analisar os
emails de forma automática com uma fiabilidade elevada.
Description
Keywords
algoritmos análise de sentimento classificação texto helpdesk pós-venda