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Abstract(s)
O processo orçamental é matéria essencial na gestão de qualquer
organização, pois auxilia o gestor desde o planeamento até ao controlo de gestão
e apuramento de desvios orçamentais. O planeamento é a etapa de definição de
objetivos mas planear não é suficiente, é necessário definir estratégias, prever
valores, controlá-los e, por fim, verificar se se conseguiu alcançar o previsto,
apurando responsabilidades e causas das divergências encontradas. Para atingir
de forma eficaz esses objetivos pré-definidos, o gestor utiliza o orçamento,
consoante os recursos disponíveis.
O objetivo do presente trabalho consiste no estudo do processo de
orçamentação numa cooperativa de comercialização e distribuição do setor
farmacêutico, nomeadamente, a Plural – Cooperativa Farmacêutica, Crl. Assim,
apresenta-se a principal fundamentação teórica desta temática para posterior
aplicação ao caso concreto da Plural.
A abordagem metodológica adotada foi o estudo de caso. A escolha por
esta opção deve-se ao tema escolhido e tendo em conta a sua praticabilidade,
considerou-se que a opção mais adequada seria o trabalho de projeto.
Através deste estudo foi possível perceber a estrutura organizacional da
Plural e o seu processo global de orçamentação. Verificou-se que esta cooperativa
apresenta uma gestão essencialmente centralizada, funcionando através de
segmentos de mercado, com seis armazéns distribuídos a nível nacional.
Concluiu-se que esta entidade tem uma gestão orçamental adequada à sua
dimensão, no entanto, demonstra-se que a proposta, aqui apresentada, de uma
descentralização no processo de tomada de decisão seria uma mais-valia, no
sentido em que passaria a existir uma melhoria nos processos de gestão.
Description
Keywords
Gestão orçamental Orçamento Desvios orçamentais Estratégia Controlo de gestão
