Repository logo
 
Publication

Educação bilingue e bicultural de crianças e jovens surdos: língua gestual portuguesa como primeira língua e língua portuguesa como segunda língua: pressupostos teóricos e sugestões práticas

dc.contributor.authorFreire, Maria José Duarte
dc.date.accessioned2014-02-09T22:07:59Z
dc.date.available2014-02-09T22:07:59Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO bom desenvolvimento da literacia na criança surda é, sem dúvida, como com qualquer outra criança, o objectivo dos seus educadores, pais e professores. Não devemos, por isso, esquecer que o acesso a uma primeira língua é fundamental para o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança surda, criando-se assim as condições para o acesso à segunda língua e a muitas outras ao longo da vida. Não tendo acesso completo à língua falada, porque não ouve, a criança surda necessita de uma primeira língua que lhe esteja acessível na totalidade – a língua gestual do seu país, no nosso caso a língua gestual portuguesa. É através da língua gestual que a criança surda vai desenvolver a sua capacidade da linguagem e do pensamento e aceder gradualmente às estruturas da segunda língua – a língua do seu país, no nosso caso a língua portuguesa.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/5576
dc.language.isoporen
dc.peerreviewednoen
dc.publisherPorsinalpor
dc.relation.publisherversionhttp://www.porsinal.pt/por
dc.titleEducação bilingue e bicultural de crianças e jovens surdos: língua gestual portuguesa como primeira língua e língua portuguesa como segunda língua: pressupostos teóricos e sugestões práticaspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titlePorsinalpor
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educ_bilingue_e_bicultural_de_criancas_e_jovens_surdos.pdf
Size:
330.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: