Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento da aritmética mental utilizando o jogo SAM da plataforma Hypatiamat

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.advisorPinto, Ricardo Manuel Neves
dc.contributor.advisorRato, Virgílio José Monteiro, 1964-
dc.contributor.authorGomes, Ana Margarida Martins
dc.date.accessioned2023-10-26T09:47:15Z
dc.date.available2023-10-26T09:47:15Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido ao longo dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se estruturado em três secções principais, nomeadamente, a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. A Introdução apresenta um enquadramento dos estágios realizados no âmbito da Prática Educativa I e II, bem como a sua importância na formação de futuros professores. Além disso, é nesta secção que se apresenta uma breve caracterização das turmas onde foram desenvolvidos os estágios. A Componente Investigativa apresenta uma investigação realizada, no âmbito do estágio realizado na Prática educativa I, numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em que se pretendia dar resposta às seguintes questões de investigação: 1. De que forma o jogo sério SAM da plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento da aritmética mental nos alunos do 3.º ano do 1.º CEB?; 2. A integração do jogo SAM da plataforma Hypatiamat contribui para uma evolução significativa da perceção dos alunos do 3.º ano do 1.º CEB sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática? Primeiramente, é apresentada uma fundamentação teórica relativamente aos conceitos inerentes ao estudo. Posteriormente, foi planificado e implementado um conjunto de sessões com recurso ao jogo SAM da plataforma Hypatiamat, de modo a verificar a influência deste no desenvolvimento da aritmética mental e na perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Assim, foi desenvolvida uma investigação mista, de índole interpretativa e design investigação-ação, em que os dados foram recolhidos a partir da observação direta e participante da professora estagiária, dos documentos preenchidos pelos alunos e dos registos áudio e fotográficos, que permitiram, posteriormente, a construção das Narrações Multimodais. Os resultados obtidos permitem constatar uma evolução positiva no nível global de conhecimento, no desempenho dos alunos e um aumento positivo da perceção dos alunos sobre a autorregulação da aprendizagem e a autoeficácia matemática. Conclui-se que, a integração do jogo SAM, bem como todo o cenário de aprendizagem que envolveu a investigação, contribuíram para o desenvolvimento da aritmética mental dos alunos do 3.º ano de escolaridade. A Componente Reflexiva é composta por três reflexões críticas sobre cada um dos estágios desenvolvidos na Prática Educativa I e II, quer em 1.º CEB, quer em 2.º CEB, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. As três reflexões têm como intuito evidenciar o contributo e o impacto destes estágios, no desenvolvimento profissional da professora estagiária.pt_PT
dc.identifier.tid203371410pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47549
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAritmética Mentalpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.subjectPlataforma Hypatiamatpt_PT
dc.subjectJogo Sériopt_PT
dc.subjectNarrações Multimodaispt_PT
dc.subjectAutorregulação da Aprendizagempt_PT
dc.subjectAutoeficácia Matemáticapt_PT
dc.titleDesenvolvimento da aritmética mental utilizando o jogo SAM da plataforma Hypatiamatpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANA_GOMES.pdf
Size:
5.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: