Repository logo
 
Publication

Insucesso e abandono escolar precoce

dc.contributor.authorSilva, Cristina Gomes da
dc.contributor.authorPinto, Jorge
dc.date.accessioned2018-04-13T14:31:41Z
dc.date.available2018-04-13T14:31:41Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractNuma sociedade em que a “forma escolar” se impõe em quase todas as dimensões da vida dos indivíduos, quem não estiver à altura de se apropriar dela e de bem manuseá-la acaba por viver um sentimento de exclusão que dificilmente será apagado. Aeste sentimento acresce um outro de frustração relativamente ao facto de ser claro para os estudantes e para as respetivas famílias que tal facto terá como efeito, a prazo, o desenvolvimento de situações de difícil integração social. O prolongamento da escolaridade obrigatória, bem como a obrigatoriedade de frequentar a escola foram/são medidas imprescindíveis para garantir a democratização do acesso mas a realidade impede-nos de assumir tranquilamente que por ser obrigatório está conseguido. Não está! Os números relativos ao abandono escolar precoce, por exemplo, dizem-nos que ainda há muito para fazer. Sabemos que constitui a etapa final deumprocesso de insucessos repetidos e tidos como irremediáveis e irrecuperáveis. Porumlado, do ponto de vista dos alunos, antes de ser físico, visível e estatisticamente mensurável, o abandono escolar é psicológico e sinal de um processo de não apropriação dos códigos da escola. É sinal de resistência, afinal, visto que só muito tempo depois de se detetarem os primeiros sinais de dificuldade se regista a quase “confissão”, abandonando, porque não se é capaz. Por outro lado, partindo do princípio de que a relação pedagógica é necessariamente interativa podemos perguntar até que ponto a escola não os abandonou primeiro. Propomo-nos apresentar aqui alguns resultados do Projeto Erasmus+, Too Young to Fail, um projeto de investigação-ação a decorrer e realizado por cinco parceiros (Itália, Reino Unido, Holanda, Espanha e Portugal), sobre práticas educativas que previnam situações de abandono escolar precoce.pt_PT
dc.description.abstractIn a society where the “school form” is required in almost all dimensions of an individual’s life, those who are not in a position to own and handle it end up with a feeling of exclusion that will hardly be erased. Frustration adds to this feeling due to the fact that it is clear to the students, and respective families, that over time this will lead to situations where social integration will be difficult. The extension of compulsory education, as well as mandatory school attendance were / are essential steps to building a democratic school but reality prevents us from assuming that being obligatory means it has been achieved. It hasn’t! The statistics for early school leaving, for example, tell us that there is still a long way to go. We know that dropping out of school is the final step in a process of repeated failures that are considered irreparable and unrecoverable from. On the one hand, from the students’ point of view, before being physical, visible and statistically measurable, school abandonment is psychological and a sign of non-appropriation of school codes. It is a sign of resistance, after all, as only a long time after the first signs of difficulty are noticed does the almost “confession” come, that students are abandoning school, because they don’t think they are able to finish it. On the other hand, assuming that the pedagogical relationship is necessarily interactive we can ask to what point didn’t the school give up on them first. We propose to present here some results of the Project Too Young to Fail, a project of research-action taking place and held for five partners (Italy, UK, Netherlands, Spain and Portugal), on educational practices that prevent early school drop-out situations .pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, C. G da & Pinto, J. (2016). Insucesso e abandono escolar precoce: algumas perspetivas para a prevenção. In M. G. Alves, L. L. Torres, B. Dionísio & P. Abrantes (Orgs.). A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos: 1ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação (pp. 599-614). Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-678-412-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/22310
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherUniversidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://aps.pt/pt/atas-encontros-seccoes-tematicas/pt_PT
dc.subjectEscolarizaçãopt_PT
dc.subjectPrevenção do abandono escolarpt_PT
dc.subjectInclusão escolar e socialpt_PT
dc.subjectSchoolingen
dc.subjectEarly dropout preventionen
dc.subjectSchool and social inclusionen
dc.titleInsucesso e abandono escolar precocept_PT
dc.title.alternativealgumas perspetivas para a prevençãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage614pt_PT
oaire.citation.startPage599pt_PT
oaire.citation.titleA educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos: 1ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educaçãopt_PT
person.familyNameGomes da Silva
person.familyNamePinto
person.givenNameCristina Maria
person.givenNameJorge
person.identifier.ciencia-id8F1C-57F3-85CC
person.identifier.ciencia-id7218-24BB-3DBB
person.identifier.orcid0000-0002-2819-8114
person.identifier.scopus-author-id37063603600
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typeconferenceObjecten
relation.isAuthorOfPublication857f60e0-7eb0-4dec-9082-76ba455a3770
relation.isAuthorOfPublication84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery857f60e0-7eb0-4dec-9082-76ba455a3770

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Insucesso e abandono escolar precoce - pp. 599-614.pdf
Size:
615.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: