Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Team coaching, arte e turismo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2017.04.031_.pdf5.07 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os seres humanos uma vez integrados na sociedade, desenvolvem-se de acordo com o ritmo da mesma, ainda que fatores como a educação, o trabalho, os valores éticos, entre outros, possam acrescentar mudanças a esse crescimento. Ao observar essa realidade, podemos afirmar que é inevitável as renovações que se produzem nos indivíduos quando existem interações. No universo empresarial acontece precisamente o mesmo, acrescentando o facto de este ser composto por componentes tanto externas como internas. Sendo este um meio cada vez mais competitivo, torna-se urgente fomentar e consolidar o trabalho em equipa, de modo a influenciar positivamente a performance da empresa. As artes em união com o coaching surgem como proposta para trabalhar a relação com o “eu” e o “eu” e o “outro”, através de momentos lúdicos ou de reflexão, mas que no seu conjunto sejam a quebra para a rotina de cada um. Acreditamos que estes elementos juntos podem ajudar as organizações no seu desenvolvimento, pretendendo, desta forma, colmatar as necessidades de um mercado em constante transformação. Esta investigação inicia-se com uma revisão de literatura onde são apresentadas as bases da problemática relativas ao desenvolvimento pessoal e profissional como fonte inovadora e renovadora do ramo empresarial, mas com principal destaque para a nova relação entre o coaching e as artes num ambiente de lazer e bem-estar. Partindo do modelo de Cooper do desenvolvimento de novos produtos (DNP), validamos o conceito através da realização de três focus group, a partir dos quais conseguimos obter informações pertinentes para a sua validação e consequente desenvolvimento. Nesta última fase construímos o novo produto, criando a marca “Quinta Artística” com oferta do produto “Art & Coaching”, apresentando um protótipo daquilo que será o futuro desta semente que começa agora a crescer. Para finalizar, recolhemos informação com recurso a inquérito por questionário dirigido aos funcionários de quatro PME’s. Estes foram interrogados sobre o ambiente interno e o modo como se sentem relativamente ao seu local de trabalho. Com base neste levantamento de informação, conseguimos detetar as falhas existentes no mercado ao nível da comunicação e das relações interpessoais, independentemente de o tipo de trabalho fazer o próprio trabalhador feliz.
Human beings once integrated into a society develop themselves according to the rhythm of the latter. Nonetheless, external factors such as education, work, ethics, to name only a few, might introduce changes to that growth. By observing such reality, one can infer that those occurring renewals within individuals are inevitable. In the business world we see exactly the same happening, with the addition that it is composed of both external and internal factors. Because this is an ever-increasing competitive world, it is urgent to nurture and consolidate team work in order to positively influence business performance. By combining the arts with coaching, one can work the relationship with the “self”, and the “I” and “the other”, through moments of play or reflexion that, in its whole, are a break in one’s routine. We believe that together these elements can help companies in their development. We intend in this way, to fulfil the needs of a market in constant transformation. This research starts with a literature review concerning personal and professional development as a source of renovation and innovation in the business world, while focusing on the new relationship between coaching and the arts in an environment of leisure and wellbeing. Starting from the Cooper model of new product development, we validate and develop the concept through three different focus groups. In this last development phase, we created the “Quinta Artística” brand that includes in its offering the new product – “Art & Coaching” – and a prototype of the product-to-be. Finally, a market research was performed by using questionnaires targeting staff of four small and medium enterprises. The staff was questioned about their work environment and the way they felt about their work place. Based on this information we were able to detect in these companies existing communications and inter-personal relationship flaws, that were independent of work-satisfaction levels.

Description

Keywords

Team coaching Arte Turismo Art Tourism

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue