Repository logo
 
Publication

Incentivar para a leitura

dc.contributor.advisorTavares, Sandra Duarte
dc.contributor.authorFerreira, Joana Sofia Alves
dc.date.accessioned2018-01-18T14:14:35Z
dc.date.available2018-07-01T00:30:14Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractSaber ler é uma competência essencial para a realização de diversas atividades quotidianas, tais como: ler jornais, ver televisão, ver filmes, navegar na internet, verificar os preços e rótulos de produtos, ler cartas de pagamentos de serviços, consultar mapas, ler placas de trânsito, entre outras. Além disso, os permanentes avanços científicos e sociais exigem que se adquira novos conhecimentos e que se tome decisões acertadas para se ultrapassar os obstáculos que se encontram. Deste modo, a leitura é uma ferramenta de combate à ignorância, que influencia o desempenho pessoal, profissional e social de qualquer indivíduo. Porém, nem todas as crianças gostam de ler, pois, por vezes, as pessoas mais próximas, ou seja, a família e os professores não promovem a leitura de forma adequada, provocando, por isso, o desinteresse e desmotivação nas crianças. Ainda que, como sabemos, não seja garantido esse interesse. O objetivo deste relatório é conhecer as estratégias de promoção do gosto pela leitura utilizadas pela família e professores de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para alcançar este objetivo, optou-se por uma metodologia quantitativa, de carácter descritivo. O inquérito por questionário foi a técnica utilizada para a recolha de dados, que foi aplicado a uma amostra, escolhida por conveniência, composta por 60 casos, sendo 30 famílias e 30 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos foram tratados e interpretados através da análise estatística. Relativamente aos resultados obtidos, conclui-se que a família e os professores utilizam algumas boas estratégias que promovem o gosto pela leitura. Contudo, também utilizam outras estratégias que podem desmotivar as crianças, criando desinteresse pela leitura.pt_PT
dc.description.abstractReading is an essential competence for the accomplishment of several everyday activities, such as: to read newspapers, to watch tv, to watch movies, to browse the internet, to check prices and labels of products, to read letters of payments of services, to consult maps, to read traffic signs, among others. Besides that, the permanent scientific and social progress requires that new knowledge is acquired so as to make right decisions and overcome the obstacles. This way, reading is a tool against ignorance, which influences the personal, professional and social performance of any person. However, not all children like to read, because, sometimes, the closest people, that is, in the family and at school, don’t promote reading properly, causing, therefore, a lack of interest and motivation in children. Although, as we know, it isn’t guaranteed that interest. The objective of this report is to know strategies to promote the love of reading used by family and teachers of the primary school. To reach this, a quantitative methodology, of a descriptive character, was used. The questionnaire survey was the technique used for data collection, which was applied to a sample, chosen for convenience, composed by 60 cases: 30 families and 30 teachers of primary school. The collected data was processed and interpreted by statistical analysis. To the obtained results, indicate that family and teachers use some good strategies that promote the love for reading. However, they also use other strategies that can discourage children, creating disinterest for reading.pt_PT
dc.identifier.tid201857081
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20610
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subject1.º Ciclopt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectGosto pela leiturapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectPrimary schoolpt_PT
dc.subjectStrategiespt_PT
dc.subjectPleasure readingpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.titleIncentivar para a leiturapt_PT
dc.title.alternativeEstratégias de promoção do gosto pela leitura utilizadas pela família e professores de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameMestre para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final de Mestrado.pdf
Size:
1.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: