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O perfil motivacional dos turistas italianos e o capital cultural de Lisboa

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A motivação turística é considerada um tópico fundamental para a investigação sobre o turismo, no sentido em que é reconhecida como uma das variáveis a ter em conta para a segmentação do mercado. Sendo considerada um agente do comportamento humano, influencia, de modo significativo, a atitude do indivíduo perante a decisão de viajar. Estudos realizados apontam um conjunto de fatores intrínsecos e extrínsecos, derivados do ambiente social e cultural do indivíduo, como principais determinantes para a escolha de um destino e comportamentos durante a viagem. Tendo em mente a obtenção de um estado de satisfação, as pessoas viajam para os destinos onde se situam os atributos que possam ir ao encontro das suas necessidades. Neste sentido, os destinos turísticos devem ter em atenção as motivações e preferências dos consumidores, de maneira a conseguirem ter capacidade de resposta às suas necessidades. O seu posicionamento e sucesso dependem das condições que têm de criar produtos que deem resposta às motivações dos turistas. A cidade de Lisboa detém uma oferta turística bastante diversificada, capaz de permitir o usufruto de diversas experiências e dar resposta às mais variadas motivações, não só pela sua vasta componente cultural, mas também por outros fatores como as condições de acessibilidade, a oferta hoteleira, as infraestruturas, a luminosidade, a segurança e a relação qualidade/preço. Neste sentido, analisou-se a cidade no âmbito do turismo cultural e compreendeu-se até que ponto é que o conhecimento dos seus atributos por parte do mercado italiano determina a escolha de Lisboa como destino turístico em detrimento de outros mercados internacionais. Para tal, estudou-se, no ponto de vista da procura, a motivação para a deslocação de turistas italianos a Lisboa, e, na ótica da oferta, a potencialidade deste destino para a atração deste mercado.
The aim of this dissertation is to analyze the city in what concerns cultural tourism and understand how the knowledge of Lisbon’s attributes by the Italian market determines the choice of this city as a tourist destination in detriment of other international markets. Tourist motivation is a topic of key importance for the investigation on tourism, since it is recognized as one of the variables taken into account for market segmentation. It is considered an agent of human behaviour and has a significant impact on individuals’ attitudes towards the decision of travelling. Studies conducted point a number of intrinsic and extrinsic factors, stemming from the social and cultural environment of the individual, as the main determinants for the choice of a destination and subsequent attitudes throughout the journey. People choose a destination that offers the attributes that meet their needs, bearing in mind their own satisfaction. That way, tourist destinations must take into account consumer motivations and preferences, if consumer needs are to be met. Their positioning and success depend on their ability to create products that accommodate the motivations of their clients. Lisbon has a wide range of tourism products that enables tourists to enjoy various experiences and these products – along with a vast cultural component and factors, such as accessibility, hotel offer, infrastructure, lighting, security and price/quality ratio – meet tourists’ motivations. This paper takes into consideration, regarding tourist demand, the reasons for the choice of Lisbon as a destination by Italian tourists. From the supply-side perspective, we will take into consideration the city’s attractiveness potential in what concerns the Italian market.

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tourism motivations cultural tourism Italian market Lisbon motivações turísticas turismo cultural capital cultural mercado italiano Lisboa satisfaction satisfação

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