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Estereótipos de género em creche
| dc.contributor.advisor | Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959- | |
| dc.contributor.author | Gonçalves, Marta Alexandra Relvão | |
| dc.date.accessioned | 2020-01-29T15:21:58Z | |
| dc.date.available | 2020-01-29T15:21:58Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.description.abstract | Desde o seu nascimento, as crianças iniciam a aprendizagem e identificação de atitudes e comportamentos considerados pela sociedade como os apropriados e pertencentes ao sexo feminino ou masculino. Assim, constroem a sua identidade de género, de acordo com valores, princípios e crenças instituídas por pessoas adultas, perpetuando estereótipos de género e desigualdades (Soares, 2016). O relatório que se apresenta insere-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação de Coimbra. Teve como objetivos verificar se, em contexto de creche, as crianças e adultos/as que as rodeiam, revelavam estereótipos de género e de que modo estes poderão vir a influenciar a construção da identidade de género. Participaram no estudo 8 crianças de dois anos de idade, a equipa educativa da sala e as famílias. O estudo implementado, de natureza qualitativa, uma investigação - ação, procurou interpretar e compreender a prática educativa realizada em contexto de creche. Na recolha de dados utilizaram-se o diário de bordo, notas de campo, vídeos e fotografias. Em relação às notas de campo, estas traduziram-se principalmente, nos diálogos entre adulto/a - criança e adulto/a-adulto/a. Os vídeos e fotografias auxiliaram no registo, nomeadamente, das intervenções realizadas. Foram produzidos e aplicados outros instrumentos de recolha de dados, como um questionário dirigido à equipa educativa e outro às famílias das crianças envolvidas no estudo. Pretendeu-se entender se as pessoas adultas, que lidam diretamente com as crianças, as influenciam, nomeadamente, na construção da sua identidade e estereótipos de género. A intenção foi conhecer se existiam estereótipos associados aos brinquedos, objetos do dia - a - dia e cores do vestuário. Os resultados obtidos revelaram uma significativa estereotipia de género, por parte das pessoas adultas envolvidas, parecendo influenciar as crianças nos seus comportamentos e atitudes. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202381811 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31125 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Creche | pt_PT |
| dc.subject | Identidade de Género | pt_PT |
| dc.subject | Estereótipos de Género | pt_PT |
| dc.title | Estereótipos de género em creche | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
