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Promoção da interação social de crianças com perturbação de espectro de autismo: intervenção conjunta com Histórias Sociais e um programa de incentivos

dc.contributor.advisorVale, Vera Maria Silvério do, 1961-
dc.contributor.authorVicente, Sílvia Maria Ferreira Dias Facas
dc.date.accessioned2016-03-10T11:08:34Z
dc.date.available2016-03-10T11:08:34Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEste estudo versa o contributo das Histórias SociaisTM, em conjunto com um Programa de Incentivos, na promoção da interação social de uma criança com Perturbação de Espectro de Autismo (PEA), através da diminuição de comportamentos disruptivos. É um de estudo de caso único, numa perspetiva de observação-participante, conduzido ao longo da sua realização numa modalidade observacional e interventiva. Nasceu de uma situaçãoproblema: a interação social deficitária revelada pelo sujeito da nossa intervenção, através de dificuldades comportamentais, alargadas a situações e contextos diferenciados. Perante esta dificuldade, refletimos sobre possíveis estratégias com foco na interação social de crianças com PEA e circunscrevemos o nosso Problema: contribuirão as Histórias SociaisTM em conjunto com um Programa de Incentivos, para a promoção da interação social das crianças com PEA? A revisão da literatura consubstancia a eficácia destas estratégias, alertando, contudo, para a possibilidade de algumas inconsistências e para a necessidade de fundamentação teórica mais consolidada. Intentando uma resposta a esta questão, e após sensibilização para a problemática junto da educadora e da família, decidimos proceder à Intervenção, abordando os dois contextos sociais de pertença da criança: o contexto educativo e o familiar, definindo os objetivos de trabalho: conhecer a plausibilidade de eficácia das Histórias SociaisTM e do Programa de Incentivos nos dois contextos; Construir as Histórias SociaisTM e um Programa de Incentivos; Intervir, utilizando os materiais criados, e analisar a eficácia das estratégias utilizadas. No cumprimento destes objetivos, seguimos uma metodologia descritiva e interpretativa do sujeito estudado. Ambicionando uma confirmação da efetividade deste estudo, efetuámos alguns testes estatísticos, que permitiram sustentar algumas das hipóteses por nós estabelecidas. Os resultados obtidos corroboram parcialmente o nosso objetivo de promover a interação social através das histórias SociaisTM em conjunto com o Programa de Incentivos.pt_PT
dc.identifier.tid201335697
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12020
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.subjectCrianças Autistaspt_PT
dc.subjectInteracçãopt_PT
dc.subjectPerturbações do Comportamentopt_PT
dc.subjectRelações Interpessoaispt_PT
dc.titlePromoção da interação social de crianças com perturbação de espectro de autismo: intervenção conjunta com Histórias Sociais e um programa de incentivospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial

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