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Estudo e desenvolvimento de sistema hidropneumático para torre de perfuração

dc.contributor.advisorBeirão, Pedro Jorge Borges Fontes Negrão
dc.contributor.authorVicente, Natanael Eurico Candeias Marante
dc.date.accessioned2025-04-11T14:18:39Z
dc.date.available2025-04-11T14:18:39Z
dc.date.issued2025-01-30
dc.description.abstractNas obras portuárias (oceanos, mares, rios) há, por vezes, a necessidade de aumentar a profundidade do fundo do leito marítimo de modo a permitir a navegação de embarcações de grande calado, construção de molhos para quebra da ondulação e construção de portos. Nestas, e em outras situações, existe a necessidade de retirar areia, lodo e rochas do fundo do leito marítimo. Para isso é necessário proceder à dragagem, que pode ser efetuada através de dragas de escavação ou de sucção. Pelo facto de a crosta terrestre ter vários tipos de solo, inclusive solo rochoso, existe a necessidade do rebentamento dessa rocha, para permitir às dragas extraírem os fragmentos rochosos dos fundos. Esse desmonte de rocha só é possível com a colocação de explosivos em pontos estratégicos. Assim, torna-se necessário perfurar a rocha, que se encontra submersa, para a colocação dos explosivos. A empresa Mota Engil, no departamento dos trabalhos portuários, teve a necessidade de projetar um equipamento – torre de perfuração acionada por um sistema hidropneumático – para o processo de perfuração subaquática. Esse equipamento é constituído por sete circuitos hidráulicos e um circuito pneumático e será instalado a bordo de um batelão, sendo usada para realizar perfuração subaquática de modo a permitir a introdução de explosivos no furo efetuado, os quais, ao serem detonados, provocarão a fragmentação da rocha para posterior dragagem. O dimensionamento dos vários circuitos hidráulicos e do circuito pneumático tem como o objetivo a seleção de componentes hidráulicos e pneumáticos, que irão constituir o sistema hidropneumático da torre de perfuração. A construção deste equipamento possibilita à empresa melhorar significativamente a produção em obra, pois a diminuição do tempo de perfuração permitiu um aumento da área perfurada de rebentamento da rocha a dragar.pt_PT
dc.identifier.tid203894987pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57628
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDragagempt_PT
dc.subjectPerfuração subaquáticapt_PT
dc.subjectTorre de perfuraçãopt_PT
dc.subjectSistema hidropneumáticopt_PT
dc.subjectCircuitos hidráulicospt_PT
dc.subjectCircuito pneumáticopt_PT
dc.titleEstudo e desenvolvimento de sistema hidropneumático para torre de perfuraçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctEste projeto interno, realizado por mim, em contexto de trabalho na empresa Mota-Engil por motivos de concorrência e de decisões superiores não pode ter um direito de acesso livre, sendo estes os motivos de embargo permanente.pt_PT
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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