Repository logo
 
Publication

Serão os impostos um incentivo à manipulação dos resultados? Estudo das empresas ibéricas

dc.contributor.advisorGóis, Cristina Maria Gabriel Gonçalves
dc.contributor.advisorViseu, Clara Margarida Pisco
dc.contributor.authorSousa, Andreia Sofia Neves de
dc.date.accessioned2018-02-01T16:52:53Z
dc.date.available2018-02-01T16:52:53Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA presente investigação tem como principal objetivo analisar empiricamente, em que medida os impostos podem ser considerados como um incentivo para as pequenas e médias empresas (PME) incorrerem em práticas de manipulação de resultados, estando este incentivo condicionado pela necessidade de recurso ao crédito bancário, por parte destas entidades. Este estudo tem elevada pertinência por se debruçar sobre as PME, que representam 99,9% do contexto empresarial de Portugal e Espanha, ambos os países pertencentes ao sistema continental europeu, contrapondo com os diversos estudos que incidem nas grandes empresas com valores cotados, dos países pertencentes ao sistema anglo-saxónico. Utilizaram-se os accruals discricionários como proxy da manipulação de resultados, cujos resultados obtidos comprovam que, as empresas têm tendência a diminuir os seus resultados, por via da manipulação, para pagar menos impostos. Contudo, os resultados obtidos não são estáticos, na medida em que, os comportamentos das empresas alteram-se ao longo do tempo, pelas mais variadas circunstâncias. Os resultados mostram que os impostos perdem relevância como incentivo à manipulação dos resultados, quer com a introdução de um novo normativo contabilístico, mais próximo do referencial do International Accounting Standards Board, quer no período de influência da crise financeira. Quanto às empresas consideradas sobre-endividadas, o efeito dos impostos a pagar revela um comportamento distinto das restantes, dado o elevado escrutínio a que se encontram sujeitas, por parte das entidades credoras e da autoridade fiscal. Para além disso, as características corporativas relacionadas com a dimensão, a rendibilidade e o crescimento também se demonstraram relevantes para a manipulação de resultados, o que corrobora os resultados anteriormente obtidos pela revisão da literatura.pt_PT
dc.identifier.tid201840596pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20946
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectManipulação de resultadospt_PT
dc.subjectIncentivospt_PT
dc.subjectImpostospt_PT
dc.subjectEndividamentopt_PT
dc.subjectNormativo contabilísticopt_PT
dc.subjectAccrualspt_PT
dc.titleSerão os impostos um incentivo à manipulação dos resultados? Estudo das empresas ibéricaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Andreia_Sousa.pdf
Size:
1.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: