Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O Jardim da Sra. Spitzer: trampolim de um cenário interdisciplinar de ativação de conhecimentos, relação entre perímetro e área e motivação em alunos do 2.º ano do 1.º CEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TATIANA_FERREIRA.pdf7.49 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Relatório Final do Mestrado denominado “O Jardim da Sra. Spitzer: trampolim para um cenário interdisciplinar de ativação de conhecimentos, motivação e relação entre perímetro e área em alunos do 2.º ano do 1.º CEB” descreve um trabalho investigativo, de natureza qualitativa, com cunho descritivo e interpretativo cujas questões de pesquisa são: Que oportunidades de aprendizagem o cenário interdisciplinar ofereceu?; Como é que os(as) alunos(as) estabelecem as primeiras relações entre perímetro e área?; e Qual o papel da Investigadora na orquestração das atividades dos/as alunos/as?. O Relatório Final apresenta, também, de forma sucinta, o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Os resultados deste estudo apontam que o cenário “O Jardim da Senhora Spitzer” é um ambiente de aprendizagem sociocultural, de questionamento, integrador de diferentes domínios (Matemática, Estudo do Meio, Português e Expressão e Educação Plástica) e de Educação STEM, que possibilitou aos/às alunos/as a aprendizagem de diversos conceitos, competências e processos, destacando: estabelecer relações (multiplicativas; visuais-espaciais; perímetro e área), processos de pensamento (dedutivo e visual-espacial) e de interpretação. Para finalizar este Relatório Final são feitas algumas considerações finais sobre as aprendizagens desenvolvidas pela Investigadora durante a implementação da investigação, as vivências efetuadas ao longo do Estágio em 1.º CEB e a elaboração deste Relatório Final.

Description

Keywords

Estágio em 1º Ciclo do Ensino Básico Perímetro Àrea Interdisciplinaridade Educação Não Formal Orquestração

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue