Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1001.66 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
À Força Aérea Portuguesa não é estranha a evolução tecnológica devido aos
sistemas de armas que opera. No, entanto hoje a complexidade dos mesmos e os encargos
que se lhes associam obrigam a uma operação e manutenção rigorosas, para garantir boas
relações de custo eficácia. Por outro lado, na sociedade moderna, o conhecimento é um
bem de valor inestimável, e tal não deve ser descurado num mundo de grande
competitividade.
A condição militar, a multifacetada abrangência da Missão e a necessidade de
interoperar com outras forças nacionais e multinacionais numa perspectiva expedicionária,
obriga a que a formação dos homens e mulheres que nela prestam serviço tenha cada vez
mais que ser encarada como factor fundamental.
A formação de base e complementar na Força Aérea tem sido essencialmente
efectuada em ensino presencial, resultando em profissionais competentes sem
comprometimento da missão.
Os avanços verificados nas Tecnologias de Informação e Comunicação vieram
revolucionar os processos de ensino-apendizagem, conferindo novas possibilidades à
formação a distância. O e-learning com o paradigma “anytime anywhere”constitui-se
assim, cada vez mais, como uma aposta de empresas, organizações e instituições de ensino,
na massificação, democratização e agilização dos processos formativos, possibilitando que
os seus activos ou alunos possam intervir de forma mais marcada nos mesmos.
A decisão da adopção desta metodologia obriga, no entanto, as mudanças quer a
nível organizacional quer a nível das competências-chave dos recursos humanos que
vierem a ser empenhados. A constituição de percursos dirigidos à função, modalidade que
não é estranha à Força Aérea, deve também ser reforçada.
O estudo e a adopção de um modelo pedagógico é factor essencial para se poder dar
início ao processo de implementação, e passa obrigatoriamente pela abordagem sistémica e
pelas teorias que suportam os processos de ensino-aprendizagem.
O presente trabalho aborda esta problemática, iniciando-se por referências
conceptuais, seguindo-se a menção de alguns casos de boas práticas e culmina no
lançamento de pistas que permitam concluir da importância da implementação de um
sistema de formação a distância on-line, para garantir uma estratégia de sucesso. Abstract: The Portuguese Air Force, due to the weapon systems that operates, is not a
stranger to the technological evolution. The inherent complexity and cost of these
advanced technological systems imply rigorous operation and maintenance to ensure a god
cost efficacy relation. On the other hand, in a modern society, knowledge is an invaluable
good and so it can not be overlooked in a world of high competition.
The military have a broad mission and the need to cooperate with other forces
either national or foreign. This makes the education of the servicemen and women a
fundamental asset for the success of the military operations.
The Air Force basic and complementary training has, essentially, been based on
standard teaching. This training has provided competent professionals for the fulfilment of
the mission. However, the advances in the Information and Communication Technologies
have revolutionized the teaching-learning processes, creating new capabilities for distance
learning.
E-learning and the paradigm “anytime anywhere” have become a big bet for
enterprises, companies and education institutions to lighten the training processes and
make them available to everybody while making the process more interactive.
The decision to use this methodology goes hand in hand with a necessary change at the
organizational level and at the core competencies of the human resources assigned to the
projects. The decision should consider the background of the human resources trying to
match them with the requirements of the projects.
Essential for the implementation of the new paradigm is the study and adaptation of
the pedagogic model. There have to be a systemic approach and an analysis of the theories
behind the teaching-learning processes.
This paper analyses this subjects, starting with conceptual references and, then, going on to
the study of some successful cases. It ends with the suggestion of some approaches to the
creation of a successful on-line training system.
Description
Keywords
Abordagem sistémica Andragogia Blended-learning b-learning e-learning Ensino a distância Ensino-aprendizagem Formação a distância Formador Formando Modelo pedagógico Pedagogia