Repository logo
 
Publication

Os grupos heterogéneos como facilitadores do desenvolvimento pessoal e social

dc.contributor.advisorCoelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
dc.contributor.authorChaves, Sónia Maria Ferreira
dc.date.accessioned2016-04-18T13:26:32Z
dc.date.available2016-04-18T13:26:32Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractSendo este um relatório de Prática Profissional Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar, pretende-se analisar e refletir sobre a ação pedagógica desenvolvida em contexto educativo no jardim-de-infância. A formação pessoal e social está presente no currículo da educação pré-escolar e assume um lugar de destaque, na medida em que esta área é vista com uma área transversal e integradora. De acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, OCEPE, 1997), “a formação pessoal e social é uma área transversal, dado que todas as componentes curriculares deverão contribuir para promover nos alunos atitudes e valores que lhe permitam tornar-se cidadãos conscientes e solidários, capacitando-os para a resolução de problemas” (p. 51). O grupo de crianças com o qual foi desenvolvido o estágio, abrangia diferentes idades, dos 3 aos 6 anos, importando por isso, compreender o diferente desenvolvimento, e a adequação das práticas do/a educador/a às necessidades de cada criança. A ter em consideração, também, será o facto de estas crianças adquirirem a sua autonomia muito rapidamente, através das relações e interações entre elas. O facto de ser uma sala heterogénea poderá promover essa autonomia. Importante para reflexão será também a resolução de problemas com os seus pares, a autonomia que vão criando e a confiança que vão conquistando, permite-lhes mais tarde gerir os conflitos de uma forma equilibrada. Analisar-se-á ainda a multiculturalidade dentro de salas em que, não só a faixa etária é diversa, como, existe também uma multiplicidade por vezes de extratos sociais, etnias e credos. Considerando, que o facto de o grupo ser heterogéneo poderá contribuir para que a formação pessoal e social seja construída de uma forma mais intensa, este relatório incide em questões como, a autonomia, a resolução de problemas, pedagogia participativa e multiculturalidade.pt_PT
dc.identifier.tid201335719
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13206
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPráticas Educativaspt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.titleOs grupos heterogéneos como facilitadores do desenvolvimento pessoal e socialpt_PT
dc.title.alternativerelatório finalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SONIA_CHAVES.pdf
Size:
3.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: