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A representação do homem gay na publicidade digital das celebrações Pride no setor dos cosméticos

dc.contributor.advisorMorais, Rodrigo Antunes
dc.contributor.authorSardinha, Ana Cristina Ribeiro
dc.date.accessioned2024-02-14T16:08:50Z
dc.date.available2024-02-14T16:08:50Z
dc.date.issued2024-01
dc.description.abstractRecentemente, questões acerca de representações de diversidade têm ganho visibilidade e sido debatidas nos media (Tsai, 2006), porém pouco tem sido mencionado acerca da mesma no mercado publicitário e de comunicação de marca, sobretudo no que toca a literatura científica acerca da comunidade LGBTQ+ e as suas representações (Nölke, 2018). Dentro da literatura que tem sido efetuada nas últimas duas décadas, podemos observar que o estudo da comunidade LGBTQ+, sobretudo no sector dos cosméticos, encontra-se subdesenvolvido. A presente dissertação centra-se na realização de uma análise abrangente da representação do homem gay na comunicação digital e publicidade no setor dos cosméticos durante o mês de celebrações Pride e compreender o impacto desta representação nas perceções e atitudes dos consumidores. Durante a investigação foi efetuado um enquadramento teórico onde é contextualizado o Movimento LGBTQ+ e a sua representação nos media, publicidade e até mesmo em meios dentro do movimento. Para a pesquisa qualitativa foram recolhidas imagens publicadas no Instagram, durante o mês de Junho por marcas de cosméticos, que serviram como apoio estrutural às entrevistas semiestruturadas a homens gays de modo obter informações pertinentes sobre a relação entre a representação e o comportamento dos consumidores pertencentes a uma minoria identitária. Os resultados obtidos demonstram um desejo e maior necessidade por parte dos consumidores de representações mais inclusivas e diversificadas das identidades pertencentes à comunidade LGBTQ+. Também é apontada uma necessidade para a reconfiguração de abordagens de como estas representações devem ser demonstradas de modo a transmitirem confiança e sinceridade ao consumidor.pt_PT
dc.description.abstractRecently, questions about representations of diversity have been debated in the media (Tsai, 2006). However, there has been limited mention of it in the advertising and brand communication market, especially when it comes to the scientific literature on the LGBTQ+ community and its representations (Nölke, 2018). Within the literature that has been carried out over the lats two decades, we can see that the study of the LGBTQ+ community, especially in the cosmetics sector is underdeveloped. This dissertation focuses on carrying out a comprehensive analysis of gay representation in digital communication and advertising in the cosmetics sector during the month of Pride celebrations and understanding the impact of this representation on consumer perceptions and attitudes. During the research, a theoretical framework was created to contextualize the LGBTQ+ Movement and its representation in the media, advertising and even in media within the movement itself. For the qualitative research, images published on Instagram during the month of June by cosmetics brands were collected, which have served as structural support for semistructured interviews with gay men to obtain pertinent information on the relationship between representation and the behavior of consumers belonging to an identity minority. The results show a desire and greater need on the part of consumers for more inclusive and diverse representations of identities belonging to the LGBTQ+ community. There is also a need to reconfigure approaches to how these representations should be shown to convey trust and sincerity to the consumer.pt_PT
dc.identifier.tid203529790pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49834
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPublicidade digitalpt_PT
dc.subjectSetor dos cosméticospt_PT
dc.subjectRepresentaçãopt_PT
dc.subjectHomem gaypt_PT
dc.subjectPerceção do consumidorpt_PT
dc.titleA representação do homem gay na publicidade digital das celebrações Pride no setor dos cosméticospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Cultura Visualpt_PT

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