Repository logo
 
Publication

Uma experiência sobre utilização segura da internet com alunos de 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorRodrigues, Maria Rosário
dc.contributor.authorGrácio, João
dc.date.accessioned2016-02-29T16:05:29Z
dc.date.available2016-02-29T16:05:29Z
dc.date.issued2011-05
dc.description.abstractEste artigo refere uma experiência de educação para a segurança tecnológica que decorreu numa sala de 1.º Ciclo de Ensino Básico. O trabalho diário que os alunos efectuaram com as tecnologias obrigou a tratar os seus comportamentos face à manutenção do computador e à segurança online. A participação no programa SeguraNet foi um complemento natural a este trabalho e introduziu novas componentes relacionadas com os jogos online e os telemóveis. Ao longo do ano, o professor desta turma foi percebendo que estes temas eram desconhecidos por muitos dos professores e assumiu que o trabalho destes alunos seria divulgado, por eles, a outras turmas da escola. Esta experiência foi avaliada pelos intervenientes e já nos parecia interessante para ser divulgada. No entanto, esta ideia foi reforçada pela publicação das metas de aprendizagem que, não sendo obrigatórias, incluem a segurança na Internet como um tema a ser tratado neste ciclo de ensino.pt_PT
dc.description.abstractThis article shares an experience on education about technological safet y held in a primary education classroom. The daily work involving ICT that the students were faced with required an educative approach regarding their behaviour and actions on computer maintenance and online safety. The participation in the “SeguraNet” project was a natural complement to this work and introduced new components related to online games and the use of mobile phones. Throughout the year, the class teacher began to realize that these issues were unknown by other teachers and decided that the work of his students would be presented by them to other classes in the school. This experiment was evaluated by the parts involved and that evaluation underlined the importance of sharing the entire process. Moreover, this intention was reinforced by the publication of the Learning Goals by the Portuguese Ministry of Education, that although not being mandatory includes Internet security as a topic to be discussed in primary education classrooms.en
dc.identifier.citationGrácio. J. & Rodrigues M. R. (2009). Uma experiência sobre utilização segura da internet com alunos de 1º ciclo do ensino básico In: Dias, P. & Osório, A. (org.) Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2009 (pp. 1069-1084). Braga: Universidade do Minho.
dc.identifier.isbn978-972-98456-9-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11507
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectSegurançapt_PT
dc.subject1º Ciclo do ensino básicopt_PT
dc.titleUma experiência sobre utilização segura da internet com alunos de 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage144pt_PT
oaire.citation.startPage135pt_PT
oaire.citation.titleVII Conferência Internacional de TIC na Educação: challanges 2011: perspectivas de inovaçãopt_PT
person.familyNameda Silva Rodrigues
person.givenNameMaria do Rosário
person.identifier.ciencia-idF914-D07D-3523
person.identifier.orcid0000-0002-9935-6917
person.identifier.scopus-author-id57199723244
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typebookParten
relation.isAuthorOfPublication9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Uma experiência sobre utilização segura de internet... ensino básico - pp. 135-144.pdf
Size:
214.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: