Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Sexo e Media: ofertas sexuais na imprensa diária

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O estudo que se apresenta, desenvolvido no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, insere-se no projeto Sexualidade e género no discurso dos media. Tem por principal objetivo analisar as ofertas sexuais na imprensa diária, equacionando o seu impacto em práticas socioeducacionais. O corpus de análise foi constituído por um total de 1079 anúncios de sexo, publicados em setembro de 2011, no jornal Público e no jornal Diário As Beiras, dois jornais diários, um de âmbito nacional e outro de âmbito local e regional. Recorreu-se à análise de conteúdo, tendo-se utilizado o software de análise de dados qualitativos - WebQDA. Os resultados evidenciam um número considerável de ofertas de serviços sexuais explícitos, a maioria dos quais anunciados por mulheres e dirigidos sobretudo a um público consumidor masculino. A linguagem usada nos anúncios raramente apela ao sexo seguro, associa-se à pornografia e assenta em imaginários sexuais masculinos, com recurso a estereótipos que reforçam desigualdades de género.

Description

Keywords

Estereótipos Anúncios sexuais Media Stereotypes Sex ads Media

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Aveiro

CC License

Altmetrics