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Os efeitos das perceções de qualidade de vida e da imagem no word of mouth dos territórios: a visão dos residentes

dc.contributor.advisorEspírito Santo, Pedro Manuel do
dc.contributor.authorTeixeira, Alexandra Lopes
dc.date.accessioned2020-01-31T13:43:23Z
dc.date.available2020-01-31T13:43:23Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractCom o surgimento da globalização tornou-se necessária uma maior competitividade e diferenciação por parte das cidades em prol de se tornarem um destino turístico. Hoje em dia, o gosto em viajar e conhecer outros lugares cresceu exponencialmente. As pessoas querem aproveitar as férias para conhecer outros lugares, para ter novas experiências. Anteriormente, o Turismo de Sol e Mar era o escolhido pela maioria dos turistas, mas agora, em pleno século XXI existe uma maior exigência e curiosidade por parte dos viajantes de conhecer novas culturas e novos espaços. Os territórios reconhecem a competitividade em que estão inseridos e procuram criar a sua imagem e maior qualidade de vida para quem os visita e também para quem lá reside. Nesta competitividade, os residentes são uma parte crucial desta necessidade pela diferença e pela imagem do destino. São eles os agentes que podem interagir com o visitante dando o seu parecer sobre a imagem da cidade e sobre a qualidade de vida que esta mesma lhes proporciona, através do word of mouth. Assim, desenvolveu-se um modelo de investigação que visa avaliar a perceção da qualidade de vida dos cidadãos e da imagem do território no word of mouth. Os resultados obtidos, de uma amostra de 177 observações, demonstram que a comunicação da marca é fundamental para o desenvolvimento da imagem do destino turístico afetando também a qualidade de vida do residente, contudo, estas variáveis apresentam efeitos distintos. Enquanto a qualidade de vida percebida pelo cidadão influencia a sua felicidade, a imagem de marca do território influencia o word of mouth.pt_PT
dc.identifier.tid202381110pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31157
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectImagem do Destinopt_PT
dc.subjectWord of Mouthpt_PT
dc.subjectQualidade de Vidapt_PT
dc.subjectFelicidadept_PT
dc.subjectCidadãospt_PT
dc.titleOs efeitos das perceções de qualidade de vida e da imagem no word of mouth dos territórios: a visão dos residentespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicaçãopt_PT

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