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Definição de níveis de serviços para sistemas operacionais de comunicações, navegação e vigilância

dc.contributor.authorBué, Isabel
dc.date.accessioned2018-02-19T16:53:14Z
dc.date.available2018-02-19T16:53:14Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEsta investigação foi direcionada para a utilização dos sistemas operacionais de vigilância marítima pelo Centro de Operações Marítimas (COMAR), mais especificamente na deteção e identificação de navios, e na monitorização de manchas de poluição, recorrendo a dados de Deteção Remota (DR). Sendo os dados de DR provenientes dos satélites Sentinel do programa Copernicus o objeto de estudo, foram identificados níveis de serviço para a sua utilização, bem como estes podem melhorar a informação disponibilizada pelos sistemas de vigilância marítima no COMAR. Após a identificação dos sistemas em uso e as suas potencialidades, bem como das melhorias que estes dados podem trazer e que informação/inteligência poderá ser retirada, concluiu-se que o sistema mais vantajoso para a vigilância marítima é o Oversee. Por ser um dos sistemas mais completo, mais utilizado e por integrar um maior numero de fontes de informação (nacionais e internacionais), foi identificada a possibilidade de introduzir dados/imagens dos Sentinel, como uma camada de informação extra, o que é extremamente proveitoso para os sistemas de vigilância no COMAR. Para a definição de níveis de serviço dos sistemas operacionais de vigilância marítima foram identificados alguns dos requisitos operacionais mínimos que devem ser garantidos pela Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA). Abstract: The investigation focused on maritime surveillance, using operational systems of the Maritime Operations Centre (MOC) of the Portuguese Navy, more specifically in the detection and identification of ships and in monitoring oil spills using Remote Sensing (RS) data. As the RS data form the Sentinel satellites of the Copernicus programme are the studied object in this investigation, several services level agreements (SLA) were identified, as well as the way to improve the information provided by the maritime surveillance systems in MOC through the incorporation of these data. After the identification of the MOC maritime surveillance system in use and their potentialities with RS data incorporation, it was concluded that the most advantageous system is the Oversee, which is very complete and integrates a larger number of national and international information sources. It was identified the possibility of Sentinel data and satellite images be incorporated as an extra layer of information, which is extremely useful for the maritime surveillance in MOC. For the SLA definition to the operational maritime surveillance system - Oversee, some operational requirements were identified. These requirements should be guaranteed by the European Maritime Surveillance Agency (EMSA).pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21323
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIUMpt_PT
dc.subjectDeteção Remotapt_PT
dc.subjectCopernicuspt_PT
dc.subjectSentinelpt_PT
dc.subjectVigilância marítimapt_PT
dc.subjectOverseept_PT
dc.subjectMaritime Surveillancept_PT
dc.subjectRemote Sensingpt_PT
dc.subjectSentinelpt_PT
dc.subjectCopernicuspt_PT
dc.subjectOverseept_PT
dc.titleDefinição de níveis de serviços para sistemas operacionais de comunicações, navegação e vigilânciapt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT

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