Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Frota de veículos da PSP: pressupostos para a customização dos carros de patrulha e a influência das motorizações nos custos da frota

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
relafin_CCDP_BARATA_vf18JUN.pdf2.13 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Considerando a importância estratégica que assumem os Carros de Patrulha (CP), quer pela sua dimensão, custos e ainda pela criticidade das funções que desempenham, o seu processo de seleção deve alicerçar-se num modelo suportado em análises, critérios técnicos e métodos objetivos, catalisadores do reforço dos princípios da economicidade, eficiência e eficácia. Como ponto de partida vimos que é fundamental a definição da filosofia de atuação policial, a qual estará muito dependente do discurso securitário vigente, no fundo a questão é a de sabermos se pretendemos uma polícia mais «hard police» ou «soft police», devendo a imagem dos CP traduzir esse mesmo discurso. A escolha do CP é também indissociável do modelo de policiamento vigente e em face do sistema híbrido que caracteriza a PSP, as atuais viaturas têm de estar preparadas para reação e resposta a incidentes graves (embora com poucos intervenientes), mas também devem adaptar-se a uma amplitude de tarefas que vão desde a proximidade à resposta a pequenas ocorrências. Da multiplicidade de tarefas exigidas aos CP, a maioria do seu tempo é ocupado em vigilância e visibilidade móvel (30%), resposta a ocorrências não urgentes (16%), visibilidade estática (11%), resposta a ocorrências urgentes (6%) e na sua grande maioria (37%) em pausas e em elaboração de expediente. Em regra, os CP são compostos pelo respetivo motorista e pelo arvorado, contudo constatámos que em 7% dos turnos existiu um terceiro tripulante, em 8% foi realizado o transporte de vitimas e em 28% dos turnos realizou-se o transporte de suspeitos. Assim, considerou-se que devem ser considerados os seguintes pressupostos na seleção do carro de patrulha: Ser altamente visível e rapidamente reconhecido como sendo um carro de patrulha;  Permitir uma boa visibilidade aos seus ocupantes, facilitando a tarefa de vigilância;  Possibilitar o transporte de pelo menos 4 ocupantes, sendo 1 dos lugares reservado a suspeitos e detidos;  Adaptar-se ao ambiente urbano em que atua;  Proporcionar bons índices de conforto aos seus ocupantes;  Ter uma capacidade mediana para transporte de equipamento;  Assegurar uma vida útil de pelo menos 9 anos com os menores custos possíveis. Perante estes pressupostos acreditamos que as características técnicas a desenvolver deverão também prioritariamente concentrar-se no estudo da visibilidade do automóvel, na sua carroçaria, conforto, proteção e segurança, ergonomia e por fim, na performance. Do ponto de vista económico, constatou-se que em média os carros de patrulha realizam cerca de 35Km por turno, o que para uma frota média de 2 viaturas de patrulha disponíveis, representa aproximadamente 20.000 km por ano. Assim, atendendo aos custos de aquisição, combustível e manutenção das viaturas, verifica-se que as movidas a GPL representam a opção economicamente mais vantajosa. Finalmente, como condicionante do processo de seleção de viaturas, importa referir que a PSP está vinculada ao Acordo Quadro celebrado pela ESPAP, o qual limita a oferta de viaturas disponível para aquisição, sendo de referir a impossibilidade de selecionar tanto viaturas a gasolina, como viaturas GPL, precisamente as que se revelam economicamente mais vantajosas para a PSP.
the critical nature of the functions they perform, their selection process should be based on a supported model analysis, technical criteria and objective methods, strengthening of the principles of economy, efficiency and effectiveness. As a starting point we have seen that it is essential to define the philosophy of policing, which is very dependent on the current security discussion in the background the question of whether we want a more “hard police” or “soft police”, and the image of the CP reflected in this. The choice of CP is also inseparable from the current policing model and face of the hybrid system which characterizes the PSP, the current cars have to be prepared for reaction and response to major incidents (albeit with few players), but must also adapt a range of tasks ranging from proximity response to small occurrences. The multitude of tasks required by CP most of their time is occupied in surveillance and mobile visibility (30%), response to non-urgent events (16%), static visibility (11%), response to urgent events (6%) and the vast majority (37%) in breaks and in preparation hours. As a rule, the occupants of the CP are the driver and the officer in charge, however we found that in 7% of shifts there was a third crewmember, 8% of shifts consisted of transporting victims and 28% of shifts were taken up with the transport of suspects. Thus, it was considered that the following assumptions should be considered in the selection of patrol cars:  Being highly visible and quickly recognized as a patrol car;  Allowing good visibility to its occupants in order to facilitating the task of monitoring; Permitting the transport of at least 4 occupants, one of the places reserved for suspects and detainees;  Adapting to the urban environment in which it operates;  Providing a good level of comfort for its occupants;  Having an average capacity to transport equipment;  Ensuring a useful life of at least 9 years with the lowest possible costs. Given these assumptions we believe that the technical characteristics to prioritize should also focus on the vehicles visibility study, in its body, comfort, safety and security, ergonomics and finally performance. From an economic point of view, it was found that on average the patrol cars perform about 35Km per shift, which for an average fleet of 2 patrol cars available is approximately 20,000 km per year. Thus, in view of acquisition costs, fuel and maintenance of vehicles, it appears that the LPG powered, represent the most economically advantageous option. Finally, as a condition of the vehicle selection process, it should be noted that the PSP is linked to the Framework Agreement concluded by ESPAP, which limits the supply of available vehicles for purchase, and it should also be mentioned that is impossible select either gasoline or GPL vehicles, which are that are most economically advantageous for the PSP.

Description

Keywords

Carro de patrulha Veículo Frota Segurança Visibilidade

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue