Repository logo
 
Publication

A lealdade ao vendedor

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorScholten, Marc
dc.contributor.authorPeixoto, António Manuel de Oliveira
dc.date.accessioned2016-11-17T09:48:37Z
dc.date.available2016-11-17T09:48:37Z
dc.date.issued2016-10-12
dc.description.abstractNo processo de compra na categoria de eletrónica de consumo, o local onde o consumidor recolhe a informação, diverge do local onde este efetua a compra. O objetivo do presente estudo consiste em perceber de que forma os consumidores são leais aos vendedores e lojas onde estes se aconselham. Efetuou-se uma abordagem quantitativa com recurso a um questionário aleatório a 99 indivíduos do sexo feminino e masculino com idades compreendidas entre os 18 e os 78 anos, que tenham efetuado uma compra na referida categoria nos últimos 30 dias. Os resultados mostram que no momento de decidir o local de compra, a confiança no vendedor representa o principal fator de decisão seguido da proximidade de uma loja física. A falta de confiança na marca e o uso de comparadores de preço, faz com que os consumidores mudem das lojas físicas para o canal online. Estes resultados, permitem redirecionar o investimento em marketing, para ações que reforcem os laços de relação com os seus Clientes, em detrimento da perceção de preço.pt_PT
dc.description.abstractIn the process of buying, in the electronics consumer category, the place where the consumer gathers information diverges from the place where it makes the purchase. The aim of this study is to understand how consumers are loyal to sellers and shops where they are advised. A quantitative approach was executed using a random questionnaire to 99 subjects, male and female, aged 18 to 78, who have made a purchase in that category in the last 30 days. The results show that, when deciding the place of purchase, trust in the seller is the primary decision factor followed by proximity to a physical store. The lack of confidence in the brand and the use of price comparators, make consumers switch from physical stores to the online channel. These results allow redirecting investment in marketing to actions that fortify the bonds of relationship with customers, over price perception.pt_PT
dc.identifier.tid201281910pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/15480
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectAconselhamentopt_PT
dc.subjectLealdadept_PT
dc.subjectEletrónica de consumopt_PT
dc.subjectLocal de comprapt_PT
dc.titleA lealdade ao vendedorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de M-MK - António Peixoto 50032156.pdf
Size:
380.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: