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As relações públicas e a gestão de crises e desastres na hotelaria: estudo de caso realizado na área metropolitana de Lisboa

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGustavo, Nuno Silva
dc.contributor.advisorTrindade, Pedro Manuel Alves
dc.contributor.authorTavares, Inês Gomes
dc.date.accessioned2018-10-31T17:18:49Z
dc.date.available2018-10-31T17:18:49Z
dc.date.issued2017-10
dc.description.abstractO crescimento das crises e desastres no mundo é cada vez mais notório e cada vez mais a indústria do turismo tem que se adaptar a este tipo de acontecimentos. A comunicação é um dos principais pilares de qualquer crise/desastre tornando assim importante a necessidade de qualquer empresa ter um profissional que saiba transmitir todas as informações de forma clara aos seus públicos. As Relações Públicas assumem em várias organizações um papel de ligação com os públicos destas, significando isto que a comunicação é realizada por estes profissionais. Sendo a Área Metropolitana de Lisboa, uma das áreas em Portugal Continental com grandes fluxos de turismo, torna-se necessário entender a forma como os hotéis lidam com uma crise/desastre. A presente dissertação tem o objetivo de compreender o papel estratégico e as funções de um Relações Públicas na gestão de crises dentro de um hotel, neste caso, em específico na Área Metropolitana de Lisboa. Com a ajuda da revisão da literatura e da análise das respostas aos questionários realizados a hotéis de três, quatro e cinco estrelas na Área Metropolitana de Lisboa é possível retirarmos algumas conclusões sobre o papel das relações públicas no planeamento da gestão de crises na hotelaria. Através do estudo de caso foi possível concluir-se que o tema da gestão de crises é importante para os hotéis na Área Metropolitana de Lisboa, mas ao mesmo tempo este ainda não está bem desenvolvido, assim como não existe ainda uma definição concreta e bem estabelecida do papel das Relações Públicas dentro do setor hoteleiro.pt_PT
dc.description.abstractThe growth of crises and disasters in the world is becoming more notorious and the tourism industry needs to adapt to this type of events. Communication is one of the main pillars of any crisis/disaster, thus making it important for any company to have a professional who knows how to communicate all information in a clear way to its public. The Public Relations assume in several organizations a connection role with the public, what means that the communication is carried out by these professionals. Being the Metropolitan Area of Lisbon, one of the areas in Portugal with large tourist flows, it becomes necessary to understand how hotels deal with a crisis/disaster. This master thesis aims to understand the strategic role and functions of a Public Relations in crisis management within a hotel, in this case specific in the Lisbon Metropolitan Area. With the help of a review of the literature and the analysis of the answers to the questionnaires carried out at three, four and five star hotels in the Lisbon Metropolitan Area, it is possible to draw some conclusions about the role of public relations in hotel crisis management planning. Considering this case study it was possible to conclude that the issue of crisis management is important for hotels in the Lisbon Metropolitan Area, but at the same time it is still not well developed, as there is still no concrete and well-established definition of the role of Public Relations within the hotel sector.pt_PT
dc.identifier.tid201990628pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24640
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCrisespt_PT
dc.subjectDesastrespt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectPlaneamentopt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectCrisispt_PT
dc.subjectDisasterspt_PT
dc.subjectPublic relationspt_PT
dc.subjectManagementpt_PT
dc.subjectPlanningpt_PT
dc.subjectHospitalitypt_PT
dc.titleAs relações públicas e a gestão de crises e desastres na hotelaria: estudo de caso realizado na área metropolitana de Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão Hoteleirapt_PT

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