Repository logo
 
Publication

Qualidade de vida e integração profissional de alunos que desenvolveram um plano individual de transição: implicações nas práticas de docentes de educação especial

dc.contributor.advisorNeves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961-
dc.contributor.authorAlmeida, Rui Pedro de Carvalho
dc.date.accessioned2020-01-31T10:56:01Z
dc.date.available2020-01-31T10:56:01Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO projeto desenvolvido neste estudo pretendeu identificar a condição atual de antigos alunos que, durante o seu percurso escolar, se encontravam ao abrigo de um currículo específico individual e, a quem, consequentemente, foi elaborado um Plano Individual de Transição (PIT). Para este efeito foram avaliados quatro domínios relativos à qualidade de vida e a relação entre a atividade profissionalizante durante a realização do PIT e a situação profissional atual de vinte e quatro alunos que concluíram o seu percurso escolar e que se encontram atualmente a desenvolver atividade profissional no concelho de Oliveira do Hospital. Numa segunda fase, estes resultados foram apresentados a docentes de educação especial, que lecionaram em escolas de Oliveira do Hospital, com o objetivo de identificar dificuldades na elaboração e implementação dos PIT, promovendo a alteração de práticas na planificação deste processo. Para a recolha de informação dos antigos alunos foi utilizado um questionário fechado de heteropreenchimento, após o contacto individual com cada um deles. Ao grupo de docentes foram apresentados os dados, num espaço de reunião e debate, e foi posteriormente solicitado o preenchimento de um questionário, a partir dos dados analisados. Os resultados indicam que os domínios relacionados com o envolvimento social e a independência dos antigos alunos é pouco satisfatória, apesar de existir uma perceção global de satisfação com as suas vidas. Apenas 3 dos 24 alunos desenvolvem uma atividade profissional de acordo com o PIT para si elaborado. Os docentes identificaram dificuldades na implementação dos PIT e apontaram fatores a alterar neste processo, expostos na parte final deste trabalho, justificando a pertinência deste estudo.pt_PT
dc.identifier.tid202381358pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31149
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectQualidade de Vidapt_PT
dc.subjectPlano Individual de Transiçãopt_PT
dc.subjectTransição para a Vida Pós-Escolarpt_PT
dc.titleQualidade de vida e integração profissional de alunos que desenvolveram um plano individual de transição: implicações nas práticas de docentes de educação especialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RUI_ALMEIDA.pdf
Size:
1.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: