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Qualidade de vida e integração profissional de alunos que desenvolveram um plano individual de transição: implicações nas práticas de docentes de educação especial
dc.contributor.advisor | Neves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961- | |
dc.contributor.author | Almeida, Rui Pedro de Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2020-01-31T10:56:01Z | |
dc.date.available | 2020-01-31T10:56:01Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O projeto desenvolvido neste estudo pretendeu identificar a condição atual de antigos alunos que, durante o seu percurso escolar, se encontravam ao abrigo de um currículo específico individual e, a quem, consequentemente, foi elaborado um Plano Individual de Transição (PIT). Para este efeito foram avaliados quatro domínios relativos à qualidade de vida e a relação entre a atividade profissionalizante durante a realização do PIT e a situação profissional atual de vinte e quatro alunos que concluíram o seu percurso escolar e que se encontram atualmente a desenvolver atividade profissional no concelho de Oliveira do Hospital. Numa segunda fase, estes resultados foram apresentados a docentes de educação especial, que lecionaram em escolas de Oliveira do Hospital, com o objetivo de identificar dificuldades na elaboração e implementação dos PIT, promovendo a alteração de práticas na planificação deste processo. Para a recolha de informação dos antigos alunos foi utilizado um questionário fechado de heteropreenchimento, após o contacto individual com cada um deles. Ao grupo de docentes foram apresentados os dados, num espaço de reunião e debate, e foi posteriormente solicitado o preenchimento de um questionário, a partir dos dados analisados. Os resultados indicam que os domínios relacionados com o envolvimento social e a independência dos antigos alunos é pouco satisfatória, apesar de existir uma perceção global de satisfação com as suas vidas. Apenas 3 dos 24 alunos desenvolvem uma atividade profissional de acordo com o PIT para si elaborado. Os docentes identificaram dificuldades na implementação dos PIT e apontaram fatores a alterar neste processo, expostos na parte final deste trabalho, justificando a pertinência deste estudo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202381358 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31149 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Qualidade de Vida | pt_PT |
dc.subject | Plano Individual de Transição | pt_PT |
dc.subject | Transição para a Vida Pós-Escolar | pt_PT |
dc.title | Qualidade de vida e integração profissional de alunos que desenvolveram um plano individual de transição: implicações nas práticas de docentes de educação especial | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |