Repository logo
 
Publication

Software multissensorial

dc.contributor.advisorRamalho, Anabela Bárbara Domingues Panão Góis, 1956-
dc.contributor.authorCosta, Carla Gameiro Ferreira da
dc.date.accessioned2016-03-18T12:16:50Z
dc.date.available2016-03-18T12:16:50Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA autonomia pessoal e social do indivíduo engloba diversas áreas, nas quais se inclui o reconhecimento e utilização de palavras imbuídas de utilidade e funcionalidade para as vivências diárias. Nesta era, quase obrigatoriamente, tem que se incluir na autonomia do indivíduo, o mínimo conhecimento e domínio das tecnologias de informação e comunicação. A utilização deste segundo domínio para promover a aquisição do primeiro traduzir-se-á em progressos efectivos para o indivíduo, sobretudo, nas situações em que este apresenta graves limitações na actividade e restrições na participação, decorrentes de alterações funcionais e/ou estruturais. Com este projecto de investigação intenta-se verificar se a utilização do programa GRID2 contribui para a aquisição da leitura, apesar de, a sua funcionalidade não ter sido pensada para esse fim e a sua utilidade ser mais abrangente. Deste modo, pretende-se compreender se este tipo de recurso (software multissensorial) se torna numa mais-valia perante a situação de aquisição da leitura, por parte de uma aluna com Trissomia 21, com onze anos de idade que, até ao início deste projecto, ainda não conseguiu aprender a ler, apesar de, a leitura ter sido sempre uma competência presente no currículo específico individual. Foram implementadas sessões de trabalho semanais com a utilização deste recurso, especificamente do teclado Escrita com Símbolos, durante cerca de sete meses e avaliada a evolução da aluna ao nível do número de palavras que esta lia. Como principais instrumentos de recolha de informação foram utilizadas checklist para avaliar a evolução mensal da aluna e grelhas semanais de planificação de aula, descrição e reflexão. Foram também realizadas entrevistas semi-estruturadas à docente titular da turma e consultados documentos do processo individual da aluna. Após análise dos dados recolhidos, concluiu-se que a evolução da aluna foi bastante positiva.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12580
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTrissomia 21pt_PT
dc.subjectCrianças Deficientespt_PT
dc.subjectCompetências da Escritapt_PT
dc.subjectProgramas de Computadorpt_PT
dc.titleSoftware multissensorialpt_PT
dc.title.alternativeum contributo na aprendizagem da leitura com uma aluna com trissomia 21pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CARLA_COSTA.pdf
Size:
1.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: