Repository logo
 
Publication

O puzzle da educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagens

dc.contributor.advisorLoff, Philippe Bernard, 1955-
dc.contributor.advisorCoelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
dc.contributor.authorCortesão, Susana Isabel Vieira
dc.date.accessioned2016-04-22T12:48:10Z
dc.date.available2016-04-22T12:48:10Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente relatório final surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o percurso formativo, assim como o conjunto de aprendizagens realizadas ao longo das práticas pedagógicas realizadas nos dois contextos educativos, um em Educação Pré-Escolar e o outro em Ensino do 1.º CEB. O documento divide-se em duas partes. A Parte I apresenta a contextualização e itinerário formativo das práticas de ensino supervisionadas (PES) realizadas em ambos os contextos. Esta parte caracteriza-se por conter uma descrição e análise crítico-reflexiva do conjunto das experiências realizadas nas PES, abrangendo elementos relativos aos contextos educativos de intervenção. A Parte II diz respeito às experiências-chave, sendo estas as dimensões que considerei serem importantes ao longo do meu itinerário formativo, em cada contexto de estágio. Ao todo, as experiências-chave são seis e apresentam-se em três secções, nomeadamente, três na Secção A que diz respeito ao contexto de Pré- Escolar, duas na Secção B relativa à realidade do Ensino do 1.º CEB e uma na Secção C que incide num tópico central aos processos de transição entre os dois níveis do sistema educativo. A escolha do título “O Puzzle da Educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagens” para este Relatório, vai ao encontro de todas as aprendizagens e vivências, que a par com diversos intervenientes, em diferentes contextos, tive oportunidade de contactar ao longo de todo o meu percurso académico.pt_PT
dc.identifier.tid201335794
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13261
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.subjectPráticas Educativaspt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.titleO puzzle da educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagenspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SUSANA_CORTESAO.pdf
Size:
1.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: