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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação tem como objetivo compreender o que motiva um
indivíduo a concorrer a uma Instituição Militar de Ensino Superior,
especificamente à Academia da Força Aérea. Paralelamente, foram estudadas
as diferenças motivacionais entre os candidatos que finalizam o processo de
seleção e os candidatos eliminados durante a frequência deste.
A amostra consiste em 278 indivíduos, com a idade máxima de 24 anos,
perfazendo o total do universo populacional de candidatos no ano de 2015. Foi
utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, utilizando
o Inquérito por Questionário como fonte para a obtenção dos dados. O
instrumento utilizado baseia-se no Work Values Questionnaire (WVQ) de
Furnham et al. (2005), tendo sido adaptado ao contexto da Força Aérea por
Costa (2012). Para o agrupamento e análise dos dados foi utilizado o programa
estatístico SPSS.
Esta investigação conclui que os candidatos à Academia da Força Aérea
apresentam elevados níveis de “Motivação Institucional” e “Motivação
Intrínseca”, sendo o fator “Servir a minha Pátria” apresentado como a principal
razão para ingressar na vida militar. Conclui também que os candidatos com
aproveitamento no processo de seleção apresentam níveis significativamente
inferiores de “Motivação Extrínseca” em relação aos restantes, relacionando
negativamente este tipo de motivação com o desempenho.
Este estudo vem reforçar as conclusões obtidas pelas investigações
anteriores referentes a esta temática e certificá-las para o contexto português.
Espera-se com esta investigação tornar o processo de recrutamento e seleção
da Força Aérea mais eficaz e personalizado, aumentado a atratividade da carreia
militar
Description
Keywords
Motivação, Academia da Força Aérea, Contexto militar